SINDSEMP-BA inicia nova gestão com ações voltadas à integração e à defesa dos servidores

SALVADOR – A nova gestão do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (SINDSEMP-BA) iniciou suas atividades com uma série de ações voltadas à integração e à defesa dos servidores.

Na primeira semana de trabalho, o sindicato realizou um coquetel de recepção aos novos analistas técnicos do MPBA, que foram empossados no dia 02 de outubro. Durante a semana, o sindicato também participou da semana de capacitação dos novos servidores, oferecendo informações sobre os locais onde atuarão, benefícios associados e os convênios disponíveis aos sindicalizados.

Outra importante ação que contou com a participação efetiva dos dirigentes do SINDSEMP-BA foi a audiência pública realizada no dia 05 de outubro, que debateu sobre o atual quadro de reclamações e denúncias ao Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais da Bahia (Planserv). Servidores e representantes de diversas categorias presentes na audiência reforçaram a redução de 4% para 2,5% de recursos destinados pelo Estado da Bahia ao plano como um dos principais fatores para a precarização do sistema. Atualmente o Planserv atende 500 mil pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

Além disso, a nova gestão do SINDSEMP-BA participou do encerramento do primeiro ciclo de OKR do projeto “Valorizando Objetivos. Alcançando Resultados (Voar)”, promovido pelo MPBA. O projeto Voar é integrado por membros do MPBA capacitados e treinados, que estão sendo responsáveis por orientar e acompanhar a aplicação dos OKRs na execução de iniciativas ou projetos, da área-fim e da área meio, para o alcance de resultados transformadores.

Da esquerda para a direita: o Diretor de Comunicação, Silvio Góis; a Diretora Jurídica, Hilda Freitas; o palestrante, Marcos Barros; o Diretor de Política e Mobilização, Marcos Pimentel; e a Diretora-Presidente, Erica Oliveira.

Na última sexta-feira, 06, a nova gestão do SINDSEMP-BA realizou sua primeira reunião com o Superintendente de Gestão Administrativa (SGA) do MPBA, André Ribeiro. Em pauta, foram discutidos o Projeto de Lei sobre a venda de Licença-Prêmio, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o projeto Jornada Positiva.

André Ribeiro atualizou a nova gestão sobre o PCCS, que passa por ajustes decorrentes da lei que concedeu um reajuste de 4% e alteração em algumas carreiras. Estão em análise alguns ajustes sobre ocupação, gratificação e atribuições de cargos, que, após serem concluídas, serão submetidos à avaliação da Administração Superior.

Sobre o PL de venda de Licença-Prêmio, já está finalizado e, em alinhamento com o TJ, aguarda um momento político adequado para ser proposto à ALBA. Em relação ao Projeto da Jornada Positiva, as mais recentes atualizações foram apresentadas e os ajustes necessários para início do projeto piloto serão encaminhados pelo SINDSEMP-BA à Superintendência. Há expectativa de que o projeto piloto, planejado para determinados setores, tenha início ainda este ano. Por fim, foi discutida a criação de uma agenda permanente de negociação entre o SINDSEMP-BA e a SGA.

A nova gestão do SINDSEMP-BA, que tem à frente a diretora-presidente Erica Oliveira, tem como objetivo atuar de forma propositiva e colaborativa com a Administração Superior do MPBA, para garantir os direitos e a valorização dos servidores.

Da esquerda para a direita: o Diretor de Política e Mobilização, Marcos Pimentel; a Diretora-Presidente, Erica Oliveira; o Superintendente de Gestão Administrativa (SGA) do MPBA, André Ribeiro; a Diretora Jurídica, Hilda Freitas; e o Diretor de Comunicação, Silvio Góis.