Nossa História

Em 27 de setembro de 2008 aconteceu o primeiro marco da história do SINDSEMP-BA: a Assembleia de fundação de um sindicato que tem no servidor do Ministério Público da Bahia sua principal razão e interesse.

A primeira gestão exerceu um mandato provisório de 2008 a 2011 e foi organizando a base.  A entidade foi enfrentando desafios e se desenvolvendo com o esforço daqueles que estiveram à sua frente e, mais importante, com o interesse e colaboração dos que, acreditando na força do seu Sindicato, foram se filiando e participando das atividades e demandas propostas, legitimando assim a existência do SINDSEMP-BA.

Em 2011, ocorreu a reeleição da Diretoria, que cumpriu seu segundo mandato até o ano de 2014. Dentre as lutas desse período, destaca-se o PL 19.648/2011 (que institui nosso PCS), e contou com a adesão de grande número de servidores ocupando em diversas manifestações na sede do Ministério Público, em Nazaré, assim como na ALBA. Além disso, uma nova logomarca foi criada para dar melhor identidade e simbologia ao sindicato.

Em setembro de 2014, com o início de uma nova gestão, muita luta se fez necessária e conquistas foram se somando, dentre elas o aumento substancial do número de filiados e a inserção do SINDSEMP-BA no cenário nacional, através da filiação à FENAMP (Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais), além da reforma do Estatuto, tornando tal regimento mais condizente ao trabalho realizado pela Entidade.

Em março de 2015, o SINDSEMP-BA experimentou a mudança para uma nova sede, na qual se encontra até hoje, em uma sala cedida pelo MPBA, localizada no prédio da sede de Nazaré. A gestão 2014/2017 foi marcada também por diversas lutas em defesa dos interesses dos servidores públicos, tanto no âmbito estadual quanto nacional, além do início do amadurecimento e apoio da categoria para todas as propostas e projetos lançados. Uma nova logomarca também foi desenvolvida, buscando um visual mais moderno e minimalista, que facilitasse a identificação e a reprodução da marca.

O ano de 2017 trouxe a primeira mulher para ocupar o cargo de Diretora-presidente da Entidade, que cumpriu a quarta gestão, durante o triênio 2017/2020. Com o lema: “Unir para Evoluir”, o SINDSEMP-BA alcançou seu maior índice de representatividade. A gestão foi marcada por muitos desafios e embates com a Administração Superior, mas teve na categoria o apoio e força necessária para seguir firme representando seus interesses. Nesse período, aconteceu a maior Assembleia Geral da entidade, que contou com a participação de mais de 300 servidores da capital e do interior. A gestão foi marcada por muita modernização: implantação da Ouvidoria; De um Sistema de Gestão; implantação, da Assembleia Virtual; Lançamento do novo site; Realização da 1ª eleição paralela para PGJ; Revitalização da Pasta de Convênios, além da renovação da Assessoria jurídica, que passou a contar com um trabalho mais personalizado, junto aos servidores.

Em 2020, em meio às medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus, assumiu a Gestão Respeito e Valorização, para cumprir o mandato de 2020/2023. A nova gestão se deparou com muitos desafios advindos das novas relações de trabalho implementadas com o teletrabalho, das doenças ocupacionais potencializadas pela pandemia, das restrições orçamentárias impostas pela Lei Mansueto e pela crise econômica associada à política do Governo da Bahia, que não concede a reposição inflacionária desde que assumiu o governo há 7 anos. Além disso, fez-se necessária a união com outras categorias, em manifestações estaduais e nacionais contra a PEC-32 (Reforma Administrativa), que prevê grandes ataques ao serviço público.

Desde a sua fundação, o SINDSEMP-BA busca o fomento de políticas de valorização e reconhecimento dos servidores do Ministério Público do Estado da Bahia. Sendo assim, continuará em busca da concretização dos anseios de uma categoria altamente qualificada, que exerce um papel relevante no desenvolvimento do serviço público baiano, na certeza de que um futuro próspero está por vir.

Venha conosco unir forças para fortalecer ainda mais a entidade e transformar essa união em diversas conquistas para a categoria e para o serviço público.

GESTÃO 2008 a 2011

Presidente – Jairo da Cruz Gomes

Secretário Geral – Reinaldo Queiroz Marques Junior

Diretor – Abetcal Lopes Nonato