SINDSEMP-BA reúne-se com Superintendência de Gestão Administrativa para tratar de auxílio-alimentação, teletrabalho e previdência
Na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, a diretoria do SINDSEMP-BA reuniu-se com o Superintendente de Gestão Administrativa do Ministério Público da Bahia, André Luís Sant’Ana Ribeiro, para tratar de pautas sensíveis e prioritárias para os servidores e servidoras da instituição. A reunião abordou três eixos centrais: o pagamento do retroativo do auxílio-alimentação, a participação do sindicato nas discussões sobre a reformulação do teletrabalho e o alinhamento de orientações previdenciárias aos servidores.
No que se refere ao retroativo do auxílio-alimentação, o sindicato retomou o tema à luz da última reunião com o chefe de gabinete da PGJ, quando foi sinalizada a possibilidade de o pagamento não ocorrer ainda em 2025, apesar de, em momento anterior, o próprio chefe de gabinete ter aventado a quitação dentro do exercício. Na ocasião, o Dr. Fabrício Patury chegou a afirmar que, diante das dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo MPBA ao longo do ano, o pagamento ainda em 2025 seria quase um “milagre”.
Na reunião de hoje, ao ser instado a se manifestar sobre o tema, o superintendente não descartou a possibilidade do pagamento ocorrer ainda neste ano, mas ponderou que a quitação depende de uma série de fatores administrativos e orçamentários que ainda não estão plenamente definidos. O SINDSEMP-BA solicitou a reavaliação do cenário, destacando que os servidores encerram 2025 sem qualquer reposição inflacionária, o que agrava as perdas acumuladas.
Nesse contexto, o pagamento do retroativo do auxílio-alimentação representaria um alívio financeiro importante neste final de ano, especialmente diante da ausência de recomposição salarial.
Outro ponto central da reunião foi o Teletrabalho, especialmente após a publicação do Ato nº 780, de 16 de dezembro de 2025, que instituiu Grupo de Trabalho (GT) para revisar o regime jurídico concernente ao teletrabalho no âmbito do MPBA. O SINDSEMP-BA questionou não integrar a composição do GT, ao que o Superintendente esclareceu que, segundo o entendimento da Administração, a Resolução CNMP n° 157/2017 assegura ao sindicato participação na Comissão de Gestão e não necessariamente na comissão de reformulação normativa, considerada de natureza distinta, sendo que tal participação regular já foi deferida, conforme manifestação emanada em 09/12/2025, no bojo do nosso requerimento SEI nº 19.09.02347.0035373/2025-78.
Diante dessas informações, em contato com o Gabinete, fomos informados que estão sendo realizadas pesquisas em outros órgãos, com o objetivo de subsidiar a construção de uma nova regulamentação do teletrabalho. Assim, o SINDSEMP-BA reforçou nossa preocupação quanto à necessidade de estar presente também nessa construção, tendo obtido como resposta que seremos convidados a participar das reuniões do GT.
Por fim, no campo previdenciário, o SINDSEMP-BA apresentou a preocupação e insegurança recorrente da categoria quanto aos cálculos, regras e impactos das normas previdenciárias. Dessa forma, o Sindicato e a Superintendência avaliam a possibilidade de realização, no início de 2026, de uma palestra ou evento técnico, envolvendo advogados, especialistas e representantes da Administração, com o objetivo de oferecer esclarecimentos e orientações seguras aos servidores sobre sua situação previdenciária, além do aplicativo já disponibilizado para a realização dos respectivos cálculos.
O SINDSEMP-BA seguirá acompanhando atentamente cada um desses temas, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores, o diálogo institucional qualificado e a busca permanente por soluções que assegurem valorização, segurança jurídica e melhores condições de trabalho.
SINDSEMP-BA – Sindicato forte, servidor valorizado.
Notícias Relacionadas
Solicitômetro é atualizado com dados de março a maio de 2026 e reforça transparência do SINDSEMP-BA nas demandas da categoria
O SINDSEMP-BA disponibilizou a nova atualização do Solicitômetro, ferramenta digital criada para garantir transparência no acompanhamento das demandas encaminhadas pelo sindicato à Administração Superior do Ministério Público da Bahia. A edição reúne os dados referentes ao trimestre de março a maio de 2026 e já pode ser consultada pelos filiados, permitindo o acompanhamento claro, objetivo […]
Comunicado
O SINDSEMP-BA informa à categoria que a reunião agendada para a presente data com o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Fabrício Patury, precisou ser adiada em razão da mobilização da equipe do Gabinete em prol do fechamento da folha de pagamento, especialmente para os ajustes decorrentes da implantação do novo PCCS e das […]
SINDSEMP-BA promove tradicional Forró dos Servidores em Salvador com música, integração e clima junino
O clima de São João já começa a tomar conta da capital baiana e o SINDSEMP-BA prepara uma noite especial para reunir filiados em um grande momento de confraternização, alegria e muito forró. O tradicional Forró do SINDSEMP-BA acontece no dia 13 de junho, sábado, prometendo uma programação marcada pela integração entre os servidores, música […]
