SINDSEMP-BA participa do PGJ Itinerante em Eunápolis e amplia diálogo com servidores do interior
Ação reuniu comarcas de Porto Seguro e Teixeira de Freitas e promoveu interlocução direta com a administração do MPBA

A diretoria do SINDSEMP-BA participou, entre os dias 6 e 10 de abril, do projeto Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) Itinerante, realizado em Eunápolis, no sul da Bahia. A iniciativa reuniu as comarcas de Porto Seguro e Teixeira de Freitas e integra a estratégia da administração superior do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) de se aproximar das unidades do interior, promovendo a integração entre gestão, promotorias e servidores.
Com o objetivo de fortalecer a atuação e a imagem institucional, aproximando a Procuradoria-Geral de Justiça das Promotorias de Justiça locais, o PGJ Itinerante busca estimular a colaboração entre gestão, administração e operacionalização, contribuindo para a execução do Plano Estratégico vigente e para o aprimoramento da atuação ministerial em todo o estado.


Durante o período, o SINDSEMP-BA desenvolveu uma agenda própria de atividades, com destaque para a realização de reunião presencial com servidores de Porto Seguro. O encontro contou com a participação do superintendente de Gestão Administrativa, André Ribeiro, que ficou à disposição para esclarecer dúvidas e dialogar sobre demandas da categoria. A iniciativa foi motivada por pautas identificadas anteriormente durante ações do sindicato na região, que demandavam aprofundamento e encaminhamentos mais diretos.
A programação do evento teve início na noite de terça-feira, 07, com a abertura oficial realizada na Câmara de Vereadores de Eunápolis. Na quarta-feira, 08, o sindicato participou da reunião da Corregedoria Administrativa, realizada de forma híbrida, com presença de servidores de Eunápolis e participação virtual de integrantes das comarcas vinculadas de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. No período da tarde, a diretoria também acompanhou reunião da Superintendência de Gestão Administrativa com servidores locais.

Já na quinta-feira, 09, o SINDSEMP-BA realizou a 31ª reunião ordinária de sua diretoria, aproveitando a presença na região para alinhar pautas internas e estratégias de atuação. Ao longo de toda a semana, a entidade destacou a importância do contato direto com a administração para tratar de demandas locais e temas de interesse geral da categoria.

Entre os assuntos abordados, estiveram os desdobramentos recentes de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), relacionados à publicação de resolução conjunta do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgada em 08 de abril. Segundo o sindicato, o momento foi estratégico para buscar esclarecimentos e encaminhamentos diante de temas que exigem respostas mais ágeis.
Para a diretora-presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira, a participação no projeto foi fundamental para fortalecer o diálogo institucional. “Esse contato direto com a administração, no próprio território onde os servidores atuam, permite avançar de forma mais efetiva em pautas que muitas vezes aguardam agenda formal. Foi uma oportunidade importante para tratar de demandas locais e também de temas mais amplos que impactam toda a categoria”, destacou.

O SINDSEMP-BA avalia que a participação no PGJ Itinerante representou uma oportunidade relevante de interlocução institucional, especialmente diante da dificuldade de agenda para reuniões formais com a administração central. A entidade considera que o contato presencial durante o evento possibilitou avanços no diálogo e no encaminhamento de pautas prioritárias dos servidores, reforçando o compromisso com a defesa dos interesses da categoria em todas as regiões do estado.

Notícias Relacionadas
Solicitômetro é atualizado com dados de março a maio de 2026 e reforça transparência do SINDSEMP-BA nas demandas da categoria
O SINDSEMP-BA disponibilizou a nova atualização do Solicitômetro, ferramenta digital criada para garantir transparência no acompanhamento das demandas encaminhadas pelo sindicato à Administração Superior do Ministério Público da Bahia. A edição reúne os dados referentes ao trimestre de março a maio de 2026 e já pode ser consultada pelos filiados, permitindo o acompanhamento claro, objetivo […]
Comunicado
O SINDSEMP-BA informa à categoria que a reunião agendada para a presente data com o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Fabrício Patury, precisou ser adiada em razão da mobilização da equipe do Gabinete em prol do fechamento da folha de pagamento, especialmente para os ajustes decorrentes da implantação do novo PCCS e das […]
SINDSEMP-BA promove tradicional Forró dos Servidores em Salvador com música, integração e clima junino
O clima de São João já começa a tomar conta da capital baiana e o SINDSEMP-BA prepara uma noite especial para reunir filiados em um grande momento de confraternização, alegria e muito forró. O tradicional Forró do SINDSEMP-BA acontece no dia 13 de junho, sábado, prometendo uma programação marcada pela integração entre os servidores, música […]
