Pular para o conteúdo
Notícias

SINDSEMP-BA cumpre agenda intensa em Brasília em defesa dos interesses dos servidores

29 de outubro, 2025 doisr

Os diretores Marcos Pimentel (Política e Mobilização) e Sílvio Góis (Comunicação), acompanhados pelo coordenador jurídico da FENAMP, Gerson Almeida, cumpriram nesta terça-feira (28) uma agenda em Brasília para ampliar a resistência à PEC da Reforma Administrativa, que ameaça o funcionamento do serviço público e os direitos dos servidores.

O dia foi marcado por diversas reuniões com deputados e assessorias parlamentares, em que foi observado um cenário de cautela por parte dos parlamentares. “Os deputados — inclusive alguns signatários da PEC — estão evitando se posicionar publicamente neste momento e tentando medir a temperatura da base antes de declarar apoio ou rejeição à proposta”, destacou Sílvio Góis.

Nesta quarta-feira (29), servidores de todo o país realizam um grande ato público contra a PEC, com concentração a partir das nove horas da manhã, em Brasília, e mobilizações simultâneas nos estados.

Para reduzir a exposição dos parlamentares aos protestos, o presidente da Câmara tem esvaziado a Casa, promovendo sessões virtuais e suspendendo reuniões de comissões. Ainda assim, os diretores avaliam que o dia foi produtivo, com diálogo direto sobretudo com deputados do centro político, levando o recado de que “quem mexe com servidor não tem vida longa na política”.

Na próxima semana, o Congresso deverá ter “agenda branca” por conta da COP em Belém, o que dá um curto período para intensificar o trabalho corpo a corpo com os deputados. “O deputado Hugo Motta quer fazer o nome da gestão dele em cima dessa PEC, então é preciso manter a vigilância e continuar pressionando”, ressaltou Marcos Pimentel.

O SINDSEMP-BA reforça a importância de que todos os servidores republiquem os materiais sobre a PEC e marquem seus deputados nas redes sociais, contribuindo para conscientizar a sociedade e os parlamentares sobre os graves prejuízos que a proposta representa para o serviço público e para a população.

Principais pontos da PEC que prejudicam o serviço público

  1. Vinculação de promoções à avaliação de desempenho subjetiva, abrindo brecha para perseguições a servidores que enfrentem interesses de poderosos.
  2. Imposição de tabela única de vencimentos em cada ente federativo, com limitação do salário inicial a 50% do final, reduzindo a atratividade das carreiras — especialmente nas áreas de fiscalização e controle.
  3. Possibilidade de extinção de cargos públicos ocupados, com indenização ou aproveitamento em cargo equivalente, enfraquecendo a estabilidade e a independência funcional.
  4. Ampliação dos cargos comissionados e redução da reserva mínima de cargos para servidores efetivos, abrindo espaço para indicações políticas e favorecimento pessoal.
  5. Restrição à atuação do Ministério Público e do Judiciário, com limites à independência funcional e à capacidade de controle sobre políticas públicas.
  6. Criação de bônus de desempenho e “meritocracia” vinculada a metas subjetivas, o que fragiliza a impessoalidade e o caráter coletivo do serviço público.

A presença dos diretores em Brasília integra a mobilização nacional das entidades representativas do serviço público, que seguem firmes na defesa de um Estado forte, profissional e comprometido com o interesse da sociedade.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Jornada Positiva: SINDSEMP-BA protocola relatório suplementar sobre proposta de jornada de 30 horas no MPBA
Notícias

Jornada Positiva: SINDSEMP-BA protocola relatório suplementar sobre proposta de jornada de 30 horas no MPBA

Foto: imagem meramente ilustrativa gerada com IA. O SINDSEMP-BA protocolou nesta sexta-feira, 18 de setembro, o relatório suplementar do projeto “Jornada Positiva”, documento que atualiza e aprofunda os estudos sobre a viabilidade técnico-jurídica da otimização da jornada de trabalho dos servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) para 30 horas semanais. O material […]

Projeto Avança Servidor lança curso de 120 horas sobre Inteligência Artificial no setor público
Notícias

Projeto Avança Servidor lança curso de 120 horas sobre Inteligência Artificial no setor público

Nova formação aborda impactos, riscos e transformações provocados pela IA no trabalho institucional e amplia as opções de qualificação para filiados do SINDSEMP-BA Foto: imagem meramente ilustrativa gerada com IA. O avanço da Inteligência Artificial e seus impactos sobre as atividades profissionais e as instituições públicas são o foco do novo curso lançado pelo SINDSEMP-BA […]