SINDSEMP-BA celebra 17 anos com debate sobre Saúde Mental e Lançamento de Campanha

O SINDSEMP-BA celebrou seus 17 anos de fundação na manhã da última sexta-feira, 03 de outubro, no Salão Nobre do CAB, que ficou lotado com a participação efetiva dos servidores filiados. A celebração, que marcou o aniversário completado em 27 de setembro, focou na essencialidade da saúde mental no ambiente de trabalho e representou um momento de comemoração, reflexão, aprendizado e muita interação social. O evento iniciou com a palestra “Por Trás do Cargo, o Humano: Saúde Mental no Cotidiano Institucional”, ministrada pela Dra. Lidiane dos Anjos S. Andrade, Doutora e Mestre em Psicologia. Em seguida, foi lançada a camisa da campanha “Cuidar para Continuar… Saúde Mental como Patrimônio do MPBA”, que tem como objetivo a defesa, junto à Administração Superior da implantação de Políticas de Atenção à Saúde Mental dentro da instituição.

Durante o lançamento, foram distribuídas as novas camisas verdes da campanha, que também serão enviadas às promotorias regionais e vinculadas nos próximos dias. A proposta é que sejam utilizadas todas as terças-feiras, como símbolo de mobilização e lembrança permanente da importância de fortalecer a inclusão, o acolhimento e o senso de pertencimento dos servidores ao Ministério Público da Bahia — valores que, segundo o sindicato, precisam ser continuamente resgatados e preservados.
A servidora Suziane Nascimento, lotada no CAB, destacou que a temática é de grande importância para a qualidade do serviço. “Saúde mental é realmente uma questão muito relevante para os servidores. Para a gente servir bem, a gente precisa estar bem”, afirmou, sugerindo que o evento favoreceu a integração e o fortalecimento do sindicato.

Representando a gestão do MPBA, o chefe de gabinete da PGJ, Dr. Fabrício Patury, esteve presente no evento e transmitiu uma mensagem de parceria. “É um aniversário relevante, é um sindicato de história de lutas, de união e principalmente que busca para todos os servidores as melhorias necessárias e esse clima de harmonia que hoje está definitivamente instalado dentro do Ministério Público da Bahia”, pontuou. André Ribeiro, superintendente de Gestão Administrativa do MPBA e sindicalizado, elogiou a postura da entidade. “A representação da categoria tem sido feita de uma forma muito firme, muito positiva, um diálogo muito rico com a Administração. Isso é fruto de uma postura muito ativa do sindicato e ao mesmo tempo muito respeitosa”, destacou.
A importância do debate sobre saúde mental no serviço público foi reforçada por Ronaldo Sampaio, coordenador-geral do SINDSEMP-PE, que também prestigiou a comemoração e parabenizou a iniciativa. “A saúde mental hoje é um tema que vem sendo trabalhado em todo o Brasil, e o Ministério Público não foge disso”, destacou com um chamado à união contra pautas como a Reforma Administrativa.

Os filiados também expressaram o impacto positivo da atuação sindical. Emerson Ferreira, servidor de Vitória da Conquista, ressaltou as conquistas que resultam em mais qualidade de vida. “O sindicato tem sido para a gente um órgão de acolhimento. Além disso, trouxe muitas conquistas, como nós temos agora mais qualidade de vida, como o plano odontológico, o plano de saúde muito bom”, elogiou.

Em sua fala, a diretora-presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira, destacou o compromisso da entidade com a defesa dessa pauta, que exigirá apoio da categoria e trabalho conjunto com a Administração Superior. “Investimos na contratação da Pesquisa de Fatores Psicossociais no ambiente de Trabalho, cujos resultados serão apresentados em breve, para obtermos a base técnica necessária para direcionar nossas ações junto à Administração Superior em prol da implantação de uma Política efetiva e eficaz de atenção à Saúde Mental no MPBA”, enfatizou.

Após o debate, o evento seguiu com a confraternização da categoria. Um sorteio de duas Alexas premiou os filiados Glênio Cabral (Santo Antônio de Jesus) e Cínthia Santanna (Salvador). O momento contou ainda com um coffee break especial e apresentação musical ao vivo dos artistas Tom Viola e Beto Lelê.

O SINDSEMP-BA finalizou o encontro agradecendo a presença dos servidores e reafirmando o compromisso contínuo com a defesa dos direitos da categoria.
Clique aqui e confira os principais registros da comemoração.
Notícias Relacionadas
Solicitômetro é atualizado com dados de março a maio de 2026 e reforça transparência do SINDSEMP-BA nas demandas da categoria
O SINDSEMP-BA disponibilizou a nova atualização do Solicitômetro, ferramenta digital criada para garantir transparência no acompanhamento das demandas encaminhadas pelo sindicato à Administração Superior do Ministério Público da Bahia. A edição reúne os dados referentes ao trimestre de março a maio de 2026 e já pode ser consultada pelos filiados, permitindo o acompanhamento claro, objetivo […]
Comunicado
O SINDSEMP-BA informa à categoria que a reunião agendada para a presente data com o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Fabrício Patury, precisou ser adiada em razão da mobilização da equipe do Gabinete em prol do fechamento da folha de pagamento, especialmente para os ajustes decorrentes da implantação do novo PCCS e das […]
SINDSEMP-BA promove tradicional Forró dos Servidores em Salvador com música, integração e clima junino
O clima de São João já começa a tomar conta da capital baiana e o SINDSEMP-BA prepara uma noite especial para reunir filiados em um grande momento de confraternização, alegria e muito forró. O tradicional Forró do SINDSEMP-BA acontece no dia 13 de junho, sábado, prometendo uma programação marcada pela integração entre os servidores, música […]
