SINDSEMP-BA busca referências em Minas Gerais para aprimorar gestão e serviços
A Diretora Jurídica, Hilda Freitas, e a Diretora de Finanças do SINDSEMP-BA, Carolina Estevam, participaram de um evento de destaque promovido pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Minas Gerais (SINDSEMP-MG) na última sexta-feira, 10 de outubro, em Belo Horizonte, e aproveitaram a ocasião para estreitar laços e buscar boas práticas de gestão.

O evento teve como objetivo celebrar o Dia do Servidor Público com a inauguração da Galeria dos Coordenadores(as)-Gerais e uma homenagem especial aos Fundadores da Instituição. A celebração reuniu diversas entidades representativas, reforçando a união da categoria.
Na manhã do mesmo dia, as diretoras do SINDSEMP-BA realizaram uma reunião estratégica com Coordenadora Geral da entidade, Fanny Ferreira Melo, e com o secretário de Assuntos Jurídicos, Eduardo de Souza Maia. O encontro teve como objetivo conhecer detalhadamente os projetos e metodologias adotadas na administração da entidade mineira.

O SINDSEMP-MG é reconhecido como o maior sindicato dos Ministérios Públicos Estaduais, destacando-se por sua significativa capacidade de arrecadação, o que possibilita a oferta de um leque de serviços e convênios importantes para seus filiados. Entre os destaques, foram apresentados planos de saúde com gestão direta, sem intermediação de corretora, e uma plataforma de saúde robusta.
“Foi inspirador ver a solidez do SINDSEMP-MG e a forma direta como gerenciam os benefícios, como o plano de saúde, o que demonstra uma capacidade de gestão financeira que impacta diretamente na qualidade de vida do filiado,” avaliou a Diretora de Finanças do Sindsemp-BA, Carolina Estevam. “A eficiência na gestão dos recursos arrecadados é a chave para viabilizar serviços de ponta e é um modelo que queremos adaptar e aprimorar em nossa realidade”, completou.
Durante a conversa, foram trocadas informações importantes sobre temas sensíveis à categoria, como planos de carreira, auxílios concedidos (a exemplo do auxílio creche especial), a possibilidade de venda de férias, percentual de cargos comissionados e, notavelmente, as práticas de precarização do trabalho.
Um dos pontos de alerta levantados foi a adoção da modalidade de “residência” em nível superior no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Diferente do estágio de pós-graduação, essa modalidade, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), permite que qualquer graduado exerça atividade remunerada na instituição por até cinco anos, mesmo sem estar matriculado em um curso de pós-graduação, o que pode configurar um risco de substituição de mão de obra concursada por vínculos de trabalho precarizados.

“A troca de informações sobre o plano de carreira e, principalmente, sobre as tentativas de precarização, como a ‘residência’ no MPMG, é vital para nossa atuação jurídica”, afirmou a Diretora Jurídica do SINDSEMP-BA, Hilda Freitas. “Eles também nos apresentaram um ‘Escritório de Integridade’, criado para lidar com assédio, que é um modelo de resposta institucional que se alinha às novas resoluções do CNMP e serve como excelente referência para aprimorarmos nossas próprias estratégias de defesa do servidor”, destacou.
Em relação às recentes resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sobre saúde mental e combate ao assédio, o MPMG demonstrou proatividade ao criar um “Escritório de Integridade”. Trata-se de um colegiado formado por servidores dedicado a tratar os casos de assédios moral e sexual dentro da instituição, um modelo que pode servir de inspiração para outras unidades da federação.
A participação no evento e a reunião de trabalho reforçam o compromisso do SINDSEMP-BA em buscar constantemente aprimoramento e defender os direitos dos servidores, adotando as melhores práticas encontradas no cenário sindical nacional.
Notícias Relacionadas
Solicitômetro é atualizado com dados de março a maio de 2026 e reforça transparência do SINDSEMP-BA nas demandas da categoria
O SINDSEMP-BA disponibilizou a nova atualização do Solicitômetro, ferramenta digital criada para garantir transparência no acompanhamento das demandas encaminhadas pelo sindicato à Administração Superior do Ministério Público da Bahia. A edição reúne os dados referentes ao trimestre de março a maio de 2026 e já pode ser consultada pelos filiados, permitindo o acompanhamento claro, objetivo […]
Comunicado
O SINDSEMP-BA informa à categoria que a reunião agendada para a presente data com o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Fabrício Patury, precisou ser adiada em razão da mobilização da equipe do Gabinete em prol do fechamento da folha de pagamento, especialmente para os ajustes decorrentes da implantação do novo PCCS e das […]
SINDSEMP-BA promove tradicional Forró dos Servidores em Salvador com música, integração e clima junino
O clima de São João já começa a tomar conta da capital baiana e o SINDSEMP-BA prepara uma noite especial para reunir filiados em um grande momento de confraternização, alegria e muito forró. O tradicional Forró do SINDSEMP-BA acontece no dia 13 de junho, sábado, prometendo uma programação marcada pela integração entre os servidores, música […]
