Pular para o conteúdo
Notícias

Boletim Informarivo 06/2019

12 de novembro, 2019 doisr

“DIRETO DO CNMP” – JULGAMENTO DO PCA

Na presente data, foi pautado o Recurso do Arquivamento do Procedimento de Controle Administrativo nº 1.00574/2019-69 (Recurso Interno). Tal PCA versa sobre pedido de providências, junto ao CNMP, por parte do SINDSEMP-BA, quanto à: anulação dos efeitos dos Atos Normativos n° 012/2019 e 358/2019; inconstitucionalidade da criação de cargos comissionados de Assessor Técnico de Promotoria (Lei Estadual n° 14.044/2018); eventuais prejuízos ao provimento de cargos efetivos.

Dado início ao julgamento, a Relatoria, do Cons. Sebastião Vieira Caixeta, admitiu o Recurso e passou a leitura da arguição das partes, votando pelo não conhecimento do mérito e pelo encaminhamento à PGR para eventual propositura de ADI contra a Lei Estadual n° 14.044/2018.

Passada a palavra para Dr. José Fernando Silva Santos, causídico do SINDSEMP-BA, este iniciou sua sustentação oral afirmando que o momento era de resistência, no sentido de defesa intransponível dos direitos dos servidores do MP/BA.

Em outras palavras, o nobre Advogado salientou que acredita que o Ministério Público, bem como o CNMP, devem ser o espelho da fiscalização da Lei para com a sociedade; que o MP, que é tão implacável com Municípios que criam cargos em comissão, não pode desvalorizar seus servidores.

Por fim, pugnou, ressalvando os obstáculos hermenêuticos do caso em questão, pela sensibilidade dos Conselheiros e a respectiva divergência da Relatoria.

Em seguida, Dr. Cristiano Chaves falou pela Administração Superior do MP/BA. O Promotor se pautou nos princípios da legalidade e da eficiência para justificar a regularidade dos diplomas atacados.

Ainda afirmou que não existiram prejuízos à carreira dos servidores, bem como a preocupação da Administração Superior em não desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, caso os Servidores efetivos ocupassem os citados cargos em comissão.

Passados os debates, o Corregedor Rinaldo Reis, discorreu sobre a situação de gestão dos MP’s brasileiros, exemplificando com o caso do Rio Grande do Norte (estado em que existe um servidor efetivo para um comissionado, proporcionalmente). Oportunamente, antecipou seu voto, acompanhando o relator, divergindo apenas no encaminhamento da matéria para a PGR. Da mesma forma votou o Conselheiro Oswaldo D’Albuquerque.

Nessa fase, destacamos a excelente intervenção da Conselheira Fernanda Marinela, que destacou a necessidade de ponderação do CNMP quanto a proporcionalidade entre Servidores Efetivos e Comissionados, e quanto seria a proporção da ocupação dos cargos por servidores de carreira. A mesma afirmou que não se pode abrir mão do Concurso Público e dos caminhos meritórios que o mesmo revela.

Com o placar em 3 (três) votos favoráveis, majoritariamente, à tese do Relator e nenhuma divergência contabilizada (apesar de alguns Conselheiros darem sinais que divergiriam), o Conselheiro Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior pediu vista, suspendendo o julgamento até a próxima sessão.

VISITA AOS GABINETES DOS CONSELHEIROS

Durante o dia 11/11, aproveitando a estadia em Brasília, a Diretora Presidente, Erica Souza, e a Diretora Jurídica, Hilda Santa Rosa, acompanhadas do Advogado do Sindicato, Dr. José Fernando Silva Santos, visitaram os Gabinetes dos Conselheiros para protocolar memoriais sobre o supramencionado PCA. Confiram os registros!

 

 

 

 

 

 

I CONGRESSO DE SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO

Superando a precarização do trabalho no serviço público”. Esse foi o tema do I Congresso de Servidores do Ministério Público de Pernambuco, que ocorreu de 7 a 9 de novembro do corrente mês e ano, em Recife.

Com o objetivo de promover um amplo debate sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho, associadas à reestruturação produtiva do país, a partir da década de 90, e suas graves consequências para os trabalhadores, que têm seus direitos cada dia mais fragilizados, tal momento se mostrou de suma importância para a interação entre os Sindicatos dos Servidores dos Ministérios Públicos de todo o Brasil.

O SINDSEMP-BA, que vive no âmbito do Parquet baiano o drama da precarização do trabalho, através da criação de cargos comissionados em detrimento de efetivos, participou do Congresso nos dias 7 e 8/11. O compartilhamento das informações com os colegas de outros estados, as palestras apresentadas e os debates enriquecedores sobre o tema fizeram parte desta expedição às terras do frevo e do maracatu.

Confiram um resumo do Congresso (dias 7 e 8, os quais a Diretoria Executiva do SINDSEMP-BA participou)!

Na abertura quinta (7), às 19h, no auditório do Centro Cultural Rossini, em Santo Amaro, foi feita uma homenagem, com a entrega de diploma, aos ex-presidentes do SINDSEMP-PE, como reconhecimento pelas lutas e espaços conquistados em prol da categoria, seguida da palestra da cientista social Lana Bleicher, Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que falou sobre “O mito do servidor improdutivo e a superexploração do trabalho”.

Na exposição, ela comentou sobre o processo vivenciado pelos trabalhadores brasileiros que os colocam em situação de vulnerabilidade, bem como mostrou que o fenômeno é antigo e, ao mesmo tempo, novo, pois há modernos elementos que foram inseridos com a reestruturação produtiva. “A intensificação da flexibilidade, a retirada de direitos que foram conquistados, a fragilização do movimento sindical, tudo isso leva à superexploração do trabalho”, apontou ela, enfatizando que para os servidores públicos os retrocessos são gritantes.

Na sexta (8), a partir das 9h, o Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese) apresentou a produção do 2º Anuário Estatístico com o mapa da exploração dos trabalhadores no Brasil e o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).

Restou consignada a proposta para a criação do Fórum Sindical e Popular de Defesa dos Direitos e Liberdades Democráticas. Depois, foi vez da diretoria do SINDSEMP/PE expor uma proposta de contribuição geral, contendo uma análise da conjuntura, balanço organizativo e o plano de lutas.

À tarde, representantes da Federação Nacional do Ministério Público (FENAMP) e do escritório Cezar Britto Advogados Associados falaram sobre as consequências da ADI 3539; sobre as primeiras ações de controle de constitucionalidade contra a criação de cargos comissionados no Ministério Público; aspectos gerais da precarização do trabalho na administração pública e privada, trazendo casos específicos da prática dentro do Ministério Público em alguns estados, a exemplo de cargos comissionados, MP residente, servidores municipais cedidos, terceirizados, entre outros, e as medidas que estão sendo adotadas em âmbito nacional e a luta nos estados contra essas formas de desvalorização do trabalhador.

O destaque do debate ficou pela perplexidade da interpretação constitucional do STF na ADI 3539, onde passou a entender que os Projetos de Lei que tratam de reposição inflacionária no serviço público devem ser gerais (para todos os Servidores) e de iniciativa do Chefe do Executivo.

Também participaram da mesa, presidida pro nossa Diretora Presidente, Erica Souza, o Jurista e Professor da UFPE, Daniel Álvares Rodrigues, Coordenador do Grupo de Pesquisa GEPMARX (antigo GEMA), que expôs o tema “A participação política democrática como condição de proteção laboral”, mostrando aspectos sobre a democracia e o conteúdo que vem atrelado a ela, o que isso leva na formação das pessoas e o que leva a modificação de costumes.

Para o professor, quando há um aumento no grau da democracia com uma participação construída para essa cultura, o movimento alcança outras esferas. “É uma atitude que se estende por toda a vida e tende a modificar as práticas e consequentemente as estruturas. Por isso o debate da democracia não é abstrato, mas sim uma questão onde se mostram quais são as práticas e quem são os sujeitos envolvidos nelas”.

E, por fim, o terceiro e último debatedor da tarde, foi o cientista social Sidartha Soria e Silva, Professor Adjunto da UFPE, que tem ampla experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, que discorreu acerca do tema “A burla do concurso público e suas consequências”, mostrando os impactos disso para as instituições públicas e a sociedade, comentando as razões da existência do concurso público, que tem dinâmicas qualitativamente distintas da administração no setor privado.

Professor Sirdatha ficou chocado com a situação da precarização do trabalho no âmbito dos MP’s Brasileiros, momento em que a criação dos 500 (quinhentos) cargos de Assessor Técnico de Promotoria apareceram em um dos slides exemplificativos da ANSEMP.

É ISSO PESSOAL! SIGAMOS EM FRENTE! A LUTA É ÁRDUA E CONTÍNUA!

Somos 689 filiados!

#Filie-se

#JuntosSomosMaisFortes

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Jornada Positiva: SINDSEMP-BA protocola relatório suplementar sobre proposta de jornada de 30 horas no MPBA
Notícias

Jornada Positiva: SINDSEMP-BA protocola relatório suplementar sobre proposta de jornada de 30 horas no MPBA

Foto: imagem meramente ilustrativa gerada com IA. O SINDSEMP-BA protocolou nesta sexta-feira, 18 de setembro, o relatório suplementar do projeto “Jornada Positiva”, documento que atualiza e aprofunda os estudos sobre a viabilidade técnico-jurídica da otimização da jornada de trabalho dos servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) para 30 horas semanais. O material […]

Projeto Avança Servidor lança curso de 120 horas sobre Inteligência Artificial no setor público
Notícias

Projeto Avança Servidor lança curso de 120 horas sobre Inteligência Artificial no setor público

Nova formação aborda impactos, riscos e transformações provocados pela IA no trabalho institucional e amplia as opções de qualificação para filiados do SINDSEMP-BA Foto: imagem meramente ilustrativa gerada com IA. O avanço da Inteligência Artificial e seus impactos sobre as atividades profissionais e as instituições públicas são o foco do novo curso lançado pelo SINDSEMP-BA […]