Projeto “Caravanas SINDSEMP-BA” atende a servidores da Região Metropolitana de Salvador

A Caravana SINDSEMP-BA encerrou na tarde de ontem, 23 de maio, sua passagem pela Região Metropolitana de Salvador. A iniciativa, que teve início na segunda-feira, 19, percorreu onze municípios ao longo de cinco dias.
Durante este período, a Diretoria Executiva do SINDSEMP-BA visitou servidores nas promotorias de Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Terra Nova, São Sebastião do Passé, Catu, Pojuca e Mata de São João. Foram atendidos 38 servidores em encontros presenciais, sendo que uma das reuniões teve acompanhamento online.

O servidor lotado na promotoria de Pojuca, Júlio César Ramos, reforçou sua felicidade em receber a visita da Diretoria Executiva do sindicato. “Me senti muito importante, pois pela primeira vez em 20 anos que tenho de MPBA, recebi a presença da caravana”, pontuou. “Estou tão feliz, que já me filiei ao SINDSEMP-BA, e a data de hoje, 23 de maio, já é memorável para mim enquanto servidor público, de modo que destaco aqui a importância de o sindicato saber como eu estou no meu ambiente de trabalho, como é nossa relação com membro, com o público, o que eu estou precisando, as condições de trabalho, o ambiente, então o SINDSEMP-BA está de parabéns, continuem com esse trabalho de procurar saber em cada promotoria nesses quatro cantos da Bahia, o que está acontecendo, ouvindo, sabendo, andando, olhando e acolhendo”, completou.

Os encontros permitiram ao sindicato apresentar suas ações e ouvir as demandas dos colegas. Temas como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a “Pesquisa sobre Fatores Psicossociais no trabalho na percepção dos servidores do Ministério Público do Estado da Bahia” foram os mais debatidos. A pesquisa, uma iniciativa do SINDSEMP-BA, tem aplicação prevista para início de junho deste ano.
O servidor lotado em Lauro de Freitas, Valdir Santos Gravatá, defende que a força do sindicato está na participação de toda a categoria nos movimentos e ações. “O que faz a força do sindicato é a participação da categoria, o engajamento da categoria, eu costumo dizer que a contribuição é necessária, mas não é suficiente. Claro que ela é essencial para dar condição de existência ao sindicato, mas a força da entidade se materializa e se verifica quando tem engajamento, quando a base, os servidores estão em sintonia com o sindicato”, destacou. “Na verdade, é a mobilização dos servidores que dá sentido à nossa luta”, concluiu.
A adesão dos servidores à caravana foi destacada pela Diretoria Executiva do sindicato. Durante a ação, cinco servidores se filiaram ao SINDSEMP-BA, com lotações em Camaçari, Dias D’Ávila, Pojuca e Terra Nova. Novas etapas da Caravana SINDSEMP-BA serão divulgadas em breve nos canais oficiais da entidade.
Confira abaixo alguns dos principais registros:

































Notícias Relacionadas
Solicitômetro é atualizado com dados de março a maio de 2026 e reforça transparência do SINDSEMP-BA nas demandas da categoria
O SINDSEMP-BA disponibilizou a nova atualização do Solicitômetro, ferramenta digital criada para garantir transparência no acompanhamento das demandas encaminhadas pelo sindicato à Administração Superior do Ministério Público da Bahia. A edição reúne os dados referentes ao trimestre de março a maio de 2026 e já pode ser consultada pelos filiados, permitindo o acompanhamento claro, objetivo […]
Comunicado
O SINDSEMP-BA informa à categoria que a reunião agendada para a presente data com o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Fabrício Patury, precisou ser adiada em razão da mobilização da equipe do Gabinete em prol do fechamento da folha de pagamento, especialmente para os ajustes decorrentes da implantação do novo PCCS e das […]
SINDSEMP-BA promove tradicional Forró dos Servidores em Salvador com música, integração e clima junino
O clima de São João já começa a tomar conta da capital baiana e o SINDSEMP-BA prepara uma noite especial para reunir filiados em um grande momento de confraternização, alegria e muito forró. O tradicional Forró do SINDSEMP-BA acontece no dia 13 de junho, sábado, prometendo uma programação marcada pela integração entre os servidores, música […]
