SINDSEMP-BA celebra 17 anos com debate sobre Saúde Mental e Lançamento de Campanha

O SINDSEMP-BA celebrou seus 17 anos de fundação na manhã da última sexta-feira, 03 de outubro, no Salão Nobre do CAB, que ficou lotado com a participação efetiva dos servidores filiados. A celebração, que marcou o aniversário completado em 27 de setembro, focou na essencialidade da saúde mental no ambiente de trabalho e representou um momento de comemoração, reflexão, aprendizado e muita interação social. O evento iniciou com a palestra “Por Trás do Cargo, o Humano: Saúde Mental no Cotidiano Institucional”, ministrada pela Dra. Lidiane dos Anjos S. Andrade, Doutora e Mestre em Psicologia. Em seguida, foi lançada a camisa da campanha “Cuidar para Continuar… Saúde Mental como Patrimônio do MPBA”, que tem como objetivo a defesa, junto à Administração Superior da implantação de Políticas de Atenção à Saúde Mental dentro da instituição.

Durante o lançamento, foram distribuídas as novas camisas verdes da campanha, que também serão enviadas às promotorias regionais e vinculadas nos próximos dias. A proposta é que sejam utilizadas todas as terças-feiras, como símbolo de mobilização e lembrança permanente da importância de fortalecer a inclusão, o acolhimento e o senso de pertencimento dos servidores ao Ministério Público da Bahia — valores que, segundo o sindicato, precisam ser continuamente resgatados e preservados.

A servidora Suziane Nascimento, lotada no CAB, destacou que a temática é de grande importância para a qualidade do serviço. “Saúde mental é realmente uma questão muito relevante para os servidores. Para a gente servir bem, a gente precisa estar bem”, afirmou, sugerindo que o evento favoreceu a integração e o fortalecimento do sindicato.

Representando a gestão do MPBA, o chefe de gabinete da PGJ, Dr. Fabrício Patury, esteve presente no evento e transmitiu uma mensagem de parceria. “É um aniversário relevante, é um sindicato de história de lutas, de união e principalmente que busca para todos os servidores as melhorias necessárias e esse clima de harmonia que hoje está definitivamente instalado dentro do Ministério Público da Bahia”, pontuou. André Ribeiro, superintendente de Gestão Administrativa do MPBA e sindicalizado, elogiou a postura da entidade. “A representação da categoria tem sido feita de uma forma muito firme, muito positiva, um diálogo muito rico com a Administração. Isso é fruto de uma postura muito ativa do sindicato e ao mesmo tempo muito respeitosa”, destacou.

A importância do debate sobre saúde mental no serviço público foi reforçada por Ronaldo Sampaio, coordenador-geral do SINDSEMP-PE, que também prestigiou a comemoração e parabenizou a iniciativa. “A saúde mental hoje é um tema que vem sendo trabalhado em todo o Brasil, e o Ministério Público não foge disso”, destacou com um chamado à união contra pautas como a Reforma Administrativa.

Os filiados também expressaram o impacto positivo da atuação sindical. Emerson Ferreira, servidor de Vitória da Conquista, ressaltou as conquistas que resultam em mais qualidade de vida. “O sindicato tem sido para a gente um órgão de acolhimento. Além disso, trouxe muitas conquistas, como nós temos agora mais qualidade de vida, como o plano odontológico, o plano de saúde muito bom”, elogiou.


Em sua fala, a diretora-presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira, destacou o compromisso da entidade com a defesa dessa pauta, que exigirá apoio da categoria e trabalho conjunto com a Administração Superior. “Investimos na contratação da Pesquisa de Fatores Psicossociais no ambiente de Trabalho, cujos resultados serão apresentados em breve, para obtermos a base técnica necessária para direcionar nossas ações junto à Administração Superior em prol da implantação de uma Política efetiva e eficaz de atenção à Saúde Mental no MPBA”, enfatizou.

Após o debate, o evento seguiu com a confraternização da categoria. Um sorteio de duas Alexas premiou os filiados Glênio Cabral (Santo Antônio de Jesus) e Cínthia Santanna (Salvador). O momento contou ainda com um coffee break especial e apresentação musical ao vivo dos artistas Tom Viola e Beto Lelê.

O SINDSEMP-BA finalizou o encontro agradecendo a presença dos servidores e reafirmando o compromisso contínuo com a defesa dos direitos da categoria.

Clique aqui e confira os principais registros da comemoração.

Posts Similares