Planserv apresenta novo sistema eletrônico com foco na eficiência e segurança dos atendimentos

O SINDSEMP-BA participou de reunião com a diretoria do Planserv, ocasião em que foram apresentadas informações sobre o número de atendimentos realizados pelo plano e, especialmente, o anúncio da implantação de um novo sistema eletrônico voltado à centralização de dados clínicos dos beneficiários.

O sistema reunirá informações relevantes, como diagnósticos, internações e resultados de exames, que estarão disponíveis exclusivamente para o médico durante o atendimento, mediante autorização biométrica do paciente. A medida visa garantir a segurança e a privacidade das informações, além de promover maior eficiência nos atendimentos.

Segundo a superintendente Socorro Brito, atualmente os profissionais de saúde precisam realizar diversas pesquisas sobre o histórico clínico dos pacientes, o que, muitas vezes, resulta na solicitação de exames laboratoriais e de imagem redundantes. Com a centralização das informações, espera-se reduzir esses retrabalhos, acelerar diagnósticos e otimizar a utilização dos recursos do plano, com base em um perfil mais preciso dos beneficiários.

Durante a reunião, o SINDSEMP-BA também sugeriu a criação de um painel dinâmico, atualizado em tempo real, com informações sobre a disponibilidade das unidades de emergência credenciadas. A proposta se justifica pela falta de atualização do site do Planserv, que essa lista disponível no site está datada de outubro de 2024, comprometendo a confiabilidade das informações para os usuários.

No próximo dia 27 de maio de 2025, às 9h, será realizada uma audiência pública na ALBA para tratar do Planserv. O SINDSEMP-BA participará do evento levando sugestões de melhorias e convida todos os colegas a colaborarem com esse processo, enviando ao sindicato relatos de problemas enfrentados com o plano e propostas de aperfeiçoamento, que serão apresentadas durante a audiência.

Posts Similares