Atuação proativa e resultados marcantes: como a nova Diretoria do SINDSEMP-BA tem transformado desafios em conquistas em apenas três meses de gestão

Com apenas três meses de gestão à frente do SINDSEMP-BA, a nova diretoria já apresenta um sólido histórico de realizações e avanços significativos em prol dos interesses da categoria. Enfrentando desafios administrativos e estabelecendo uma nova rotina de trabalho, a equipe formada pelos servidores Erica Oliveira (Diretora-presidente), Caroline Estevam (Diretora de Finanças), Silvio Góis (Diretor de Comunicação), Hilda Freitas (Diretora Jurídica), Marcos Pimentel (Diretor de Política e Mobilização) e Lourival Alves (Diretor Administrativo) demonstrou empenho e comprometimento com as demandas dos servidores.

Desde o início da gestão, foram promovidas reuniões estratégicas com a Superintendência de Gestão Administrativa (SGA) visando alinhar as necessidades administrativas do SINDSEMP-BA. Entre as conquistas destacam-se a disponibilização de uma sala de reuniões no CAB para atendimento aos servidores, o cadastro de usuários no SEI para acompanhamento de processos, a retomada de reuniões regulares com a SGA, e a busca de informações de processos em trâmite.

Outro grande avanço foi a busca por esclarecimentos sobre o objetivo e a atuação da Corregedoria Administrativa em uma reunião dedicada, promovendo maior entendimento e transparência sobre o órgão, o que pode ser conferido clicando aqui. No que diz respeito ao investimento em Comunicação e Transparência, o SINDSEMP-BA tem aprimorado a comunicação, por meio da contratação de uma assessoria especializada, fortalecendo a divulgação de conteúdo e garantindo maior transparência.

Somente com o trabalho desenvolvido no gerenciamento do perfil do sindicato no Instagram, foram alcançadas 10.888 pessoas, representando um crescimento de 16,7% em relação aos três meses anteriores; 2.426 visitas ao perfil, representando um crescimento de 8,4%; 156 cliques no link de contato para mais informações sobre o SINDSEMP-BA, totalizando um crescimento de 23,8%; 4.072 interações com os conteúdos publicados, representando um crescimento de 232%, além do crescimento de 13,7% no número de seguidores, totalizando 138 novos seguidores para o perfil. Além disso, foram publicadas 20 notícias no site institucional, 38 publicações, 154 stories e 09 reels no Instagram.

No período de setembro a dezembro de 2023, a diretoria também expandiu o contrato com a assessoria jurídica, proporcionando um suporte mais robusto para demandas individuais dos servidores e contribuindo para a elaboração de requerimentos da entidade; realizou reuniões com a Administração Superior (clique aqui para conferir mais informações) que abriram espaço para tratativas sobre projetos de interesse da categoria, incluindo discussões sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), venda de licença-prêmio e alinhamento da turma de 2022; e participou ativamente de eventos de integração, como a Semana do Servidor, promovendo sorteios de prêmios e brindes aos filiados, além do patrocínio de confraternizações.

No que diz respeito às conquistas em saúde e bem-estar, destaca-se a negociação bem-sucedida para reajuste do plano de saúde, obtendo um percentual abaixo das propostas da UNIMED e da ANS. A atuação junto ao PLANSERV também foi marcante, com participação em audiências públicas, reuniões e divulgação de canais de denúncia. A diretoria protocolou ainda uma minuta para saúde mental, auxiliando na implementação da Resolução CNMP nº 265/2023 e indicando representante na Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental.

A campanha de filiação alcançou resultados expressivos, com mais de 100 novas adesões, estabelecendo um recorde histórico. Além disso, convênios foram firmados com clínicas de estética, pousadas e a Universidade Católica, oferecendo acesso a serviços de bem-estar e educação aos filiados.

A diretoria interveio diretamente em 9 procedimentos disciplinares, com resultados majoritariamente favoráveis, e participou ativamente de reuniões sobre o Projeto Avança Servidor e a definição da escala de plantão durante o recesso.

Diversos requerimentos foram protocolados, incluindo a antecipação da divulgação dos contracheques (já deferido para implementação a partir de janeiro/2024), avaliação das condições do refeitório sede-CAB, alteração do Ato Normativo 003/2011 (licenças prêmio, maternidade e paternidade como efetivo exercício para o estágio probatório), e estabelecimento de um período de vacância para o Ato Normativo nº 46/2023, especialmente no que concerne à inserção do Art. 19A no Ato nº 12/2021.

Em apenas três meses, a nova diretoria do SINDSEMP-BA obteve conquistas expressivas, demonstrando compromisso, agilidade e resultados concretos. Em 2024, a expectativa é avançar ainda mais, contando com o apoio fundamental dos servidores para fortalecer a representatividade e a luta em defesa dos interesses da categoria.

Cada avanço é uma vitória coletiva. Fortaleça sua voz, faça parte dessa transformação, clique aqui, filie-se agora mesmo e junte-se ao movimento que está impulsionando o progresso para os servidores públicos do MPBA! Essa luta é de todos nós.