SINDSEMP-BA participa de discussão sobre precarização dos serviços oferecidos pelo Planserv

A entidade representou a categoria durante audiência pública realizada na tarde de ontem, 05, no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia

SALVADOR – Os dirigentes do SINDSEMP-BA participaram na tarde de ontem, 05, da audiência pública que debateu sobre o atual quadro do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais da Bahia (Planserv), que envolve reclamações e denúncias dos servidores. A reunião, de grande importância para toda a categoria, aconteceu no auditório da sede do Ministério Público da Bahia (Nazaré), e contou com a presença de autoridades públicas, representantes de entidades sindicais, associações civis/profissionais e representantes do plano de assistência (Planserv).

Durante a audiência, o Diretor de Comunicação do SINDSEMP-BA, Silvio Góis, questionou a metodologia de atendimentos adotada pelo Planserv. “Nas últimas vezes que precisei do Planserv, bastou um rabisco, uma rubrica na minha ficha pra ser autorizado, ou seja, um cheque em branco, antigamente tinha identificação com a digital, hoje não, só com a ficha com qualquer rabisco, seu atendimento é autorizado, a gente está com um cheque em branco, porque ninguém sabe o que está acontecendo lá na ponta”, destacou.

Falta de acesso aos hospitais para atendimentos de emergência, descredenciamento de clínicas e hospitais, diversas áreas do estado sem rede de assistência credenciada, estabelecimento de cotas para exames e consultas estão entre os principais problemas relatados pelos usuários. “Existem procedimentos que o Planserv paga ¼ do que outros planos pagam, por isso a dificuldade de encontrar alguns tipos de exames, pois quem vai ter interesse de encher sua agenda com o Planserv?”, questionou Silvio.

Servidores e representantes de diversas categorias presentes na audiência reforçaram ainda a redução de 4% para 2,5% de recursos destinados pelo Estado da Bahia ao plano como um dos principais fatores para a precarização do sistema. Atualmente o Planserv atende 500 mil pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

Promovida pela 2ª Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público, a ocasião foi conduzida pela promotora Rita Tourinho, que ressaltou a importância da atuação do Ministério Público nessa pauta. “Estamos mediando essa relação dos servidores com o Planserv, pois é uma questão de extrema importância, que se comprova com a participação efetiva do público na audiência de hoje”, declarou. O órgão disponibilizou, inclusive, o e-mail [email protected] para envio de registros e denúncias de falta de atendimento e problemas com o Planserv.

A coordenadora do Planserv, Socorro Brito, demonstrou ter ciência dos problemas relatados, solicitou que todos os servidores façam as devidas denúncias e registros nos canais do sistema, e anunciou que estão sendo tomadas diversas medidas para a melhoria dos serviços oferecidos.

Os servidores de diversas categorias já estão mobilizados para dar continuidade na discussão e cobrança por melhorias no Planserv, em Audiência Pública marcada para o dia 24 de outubro, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Confira abaixo os principais registros:

 

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