SINDSEMP-BA apresenta demandas ao PLANSERV durante reunião estratégica sobre Plano de Saúde dos servidores

A Diretoria Executiva do SINDSEMP-BA reuniu-se, na manhã de quarta-feira, 24, com representantes do PLANSERV, no intuito de discutir melhorias no plano de saúde dos servidores. A coordenadora da Rede de Prestadores, Aline Coelho, e a coordenadora do setor de Relacionamento com Beneficiários, Neiza Dourado, participaram da ocasião, representando a diretora do PLANSERV, Socorro Brito, que não pôde estar presente.

O SINDSEMP-BA destacou a urgência na resolução de inúmeras questões apresentadas pelos servidores sobre a utilização do plano, entre elas a negativa de atendimentos de urgência nos hospitais listados como credenciados. A “parcela de risco” foi um dos pontos centrais, já que existe uma grande necessidade de revisão dessa política para beneficiar os servidores que já estiveram no plano e desejam retornar sem essa parcela atrelada à idade.

Diante das demandas apresentadas, os representantes do PLANSERV explicaram as dificuldades financeiras enfrentadas, justificando a manutenção da parcela de risco pela necessidade de equilibrar a base de beneficiários. O sindicato, reconhecendo os desafios, manteve sua posição firme, solicitando maior flexibilidade e explorando alternativas para uma gestão mais eficiente.

De acordo com a Diretora-Presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira, a discussão abordou também a necessidade de revitalização do plano. “Solicitamos a reconsideração da contrapartida do governo, antes reduzida de 4% para 2% e atualmente em 2,5%. Além disso, consideramos de grande importância a implementação da biometria como uma das ferramentas necessárias para aprimorar a auditoria dos serviços”, pontuou. “Acreditamos muito nas estratégias que devem ser implantadas para melhorar a qualidade do atendimento, a operacionalização das cotas e dos repasses, e vamos acompanhar medidas mais eficazes e imediatas do PLANSERV, visando tornar o plano mais atrativo para os prestadores”, completou Erica.

Da esquerda para a direita: a coordenadora da Rede de Prestadores, Aline Coelho; a coordenadora do setor de Relacionamento com Beneficiários, Neiza Dourado; o Diretor de Política e Mobilização, Marcos Pimentel; a Diretora Jurídica, Hilda Freitas; o Diretor de Comunicação, Silvio Góis; e a Diretora-Presidente, Erica Oliveira. Foto: Divulgação/SINDSEMP-BA

Durante a reunião, outro ponto discutido foi a possível contratação do antigo Hospital Evangélico pelo PLANSERV. Localizado em Brotas e atualmente em reforma para se tornar o Hospital de Brotas, a unidade está sendo estudada para atender exclusivamente pacientes do PLANSERV, já que ainda não está processo de viabilização a construção do hospital do servidor público estadual. “É uma iniciativa potencialmente positiva, embora exista a necessidade de soluções mais abrangentes e que abordem os problemas atuais de maneira direta, visando oferecer o atendimento necessário aos servidores” destacou o Diretor de Comunicação do sindicato, Silvio Góis.

A Diretoria do SINDSEMP-BA reafirmou sua expectativa de que o PLANSERV implemente ações efetivas para atender às necessidades da categoria. Embora a suspensão imediata da parcela de risco tenha sido discutida e possa não ser viável de imediato, o sindicato reforçou a importância de avanços concretos que assegurem um serviço mais justo e eficaz, levando em consideração a realidade orçamentária do plano de saúde.

Como parte de sua estratégia, nos próximos dias, o sindicato deve divulgar informes detalhados para orientar os servidores sobre a utilização do PLANSERV, bem como fornecer atualizações decorrentes da reunião. Este movimento reforça o compromisso do SINDSEMP-BA em garantir transparência e acesso à informação para a categoria, enquanto espera-se que o PLANSERV tome medidas concretas para atender às legítimas expectativas dos servidores estaduais.