SINDSEMP-BA abre agenda de 2026 com reuniões, debates sobre saúde e participação institucional

Sindicato inicia planejamento anual, discute plano de saúde, mudanças no PLANSERV e participa da Novena do Ministério Público da Bahia

O SINDSEMP-BA realizou, na manhã desta terça-feira (13), a 28a. reunião Ordinária da Diretoria Executiva, dando início às agendas de trabalho de 2026 e retomando pautas pendentes do exercício anterior. O encontro marcou o alinhamento das primeiras ações estratégicas previstas para o período.

“Este é um momento fundamental de organização interna, para garantir que as demandas da categoria sejam acompanhadas desde o início do ano”, destacou a Diretora-Presidente, Erica Oliveira. Entre as pautas definidas como prioritárias para 2026 estão a venda da licença-prêmio e a SaúdeMental, este último que envolve questões como reajuste do auxílio-saúde, a Jornada Positiva e teletrabalho

Ainda no período da tarde, o Sindicato se reuniu com Paulo Rangel, representante da Corretora Kajama, nova corretora do plano de saúde Unimed. A reunião deu início às tratativas voltadas à ampliação e ao acompanhamento dos serviços de seguro-saúde e plano odontológico oferecidos aos servidores. “O tema da saúde sempre esteve entre as prioridades do SINDSEMP-BA. Seguiremos atentos às condições de cobertura e atendimento, sobretudo diante do aumento expressivo do Planserv ocorrido no final de 2025”, reforçou Erica Oliveira.

Reunião com Paulo Rangel, representante da Corretora Kajama, nova corretora do plano de saúde Unimed.

Sobre esse aspecto, dentre os assuntos acompanhados pelo Sindicato, destaca-se também a reunião realizada na última sexta-feira (9) com representantes do PLANSERV, cujo objetivo foi esclarecer as mudanças trazidas pela Lei Estadual nº 15.034/2025. Na ocasião, os servidores puderam apresentar diversos questionamentos, muitos dos quais não foram respondidos de imediato e deverão ser esclarecidos posteriormente pelos representantes do PLANSERV.

Durante o encontro, foram apresentadas as novas regras para o cálculo da contribuição dos servidores. No entanto, não foram apresentados dados concretos sobre ações efetivas voltadas à melhoria do atendimento aos beneficiários. De forma preliminar, o diretor do PLANSERV informou a intenção de reajuste das tabelas de consultas em 2026 e a possibilidade de aumento das tabelas de procedimentos em 2027. Ficou pactuada a realização de uma nova reunião dentro de seis meses, com a apresentação das informações solicitadas e retorno sobre as melhorias anunciadas pelo coordenador geral, Luiz Eduardo.

Reunião com representantes do PLANSERV

O SINDSEMP-BA agradeceu à Superintendência de Gestão Administrativa do MPBA pela iniciativa de promover o encontro com o PLANSERV. “Reconhecemos a importância da oportunidade concedida aos servidores para esclarecer dúvidas sobre um tema que pode ser decisivo na tomada de decisões relacionadas à assistência à saúde”, pontuou a Diretora-Presidente.

Ainda dentro da agenda institucional, na noite da segunda-feira (12), o SINDSEMP-BA participou da Novena do Ministério Público do Estado da Bahia, realizada na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, atendendo a convite da Administração Superior do MPBA.

Participação na Novena do Ministério Público do Estado da Bahia.

“Nossos agradecimentos aos servidores e servidoras que participaram da Noite do Ministério Público do Estado da Bahia. Independentemente de crença ou prática individual, a presença de cada um reafirma o respeito às tradições e ao sentimento de pertencimento que nos une enquanto trabalhadores que constroem diariamente o MPBA. A participação de vocês fortalece nossa caminhada coletiva, apesar dos diversos entraves ainda existentes nessa jornada de acolhimento e pertencimento dos servidores à instituição”, concluiu Erica Oliveira.

Reafirmando seu compromisso com a transparência, o diálogo e a defesa dos interesses da categoria, o SINDSEMP-BA seguirá acompanhando de forma ativa as pautas institucionais e de saúde dos servidores ao longo de 2026, estimulando a participação da base e fortalecendo a representação sindical nos espaços de debate e decisão.

Posts Similares