SINDSEMP-BA abre agenda de 2026 com reuniões, debates sobre saúde e participação institucional
Sindicato inicia planejamento anual, discute plano de saúde, mudanças no PLANSERV e participa da Novena do Ministério Público da Bahia

O SINDSEMP-BA realizou, na manhã desta terça-feira (13), a 28a. reunião Ordinária da Diretoria Executiva, dando início às agendas de trabalho de 2026 e retomando pautas pendentes do exercício anterior. O encontro marcou o alinhamento das primeiras ações estratégicas previstas para o período.
“Este é um momento fundamental de organização interna, para garantir que as demandas da categoria sejam acompanhadas desde o início do ano”, destacou a Diretora-Presidente, Erica Oliveira. Entre as pautas definidas como prioritárias para 2026 estão a venda da licença-prêmio e a SaúdeMental, este último que envolve questões como reajuste do auxílio-saúde, a Jornada Positiva e teletrabalho
Ainda no período da tarde, o Sindicato se reuniu com Paulo Rangel, representante da Corretora Kajama, nova corretora do plano de saúde Unimed. A reunião deu início às tratativas voltadas à ampliação e ao acompanhamento dos serviços de seguro-saúde e plano odontológico oferecidos aos servidores. “O tema da saúde sempre esteve entre as prioridades do SINDSEMP-BA. Seguiremos atentos às condições de cobertura e atendimento, sobretudo diante do aumento expressivo do Planserv ocorrido no final de 2025”, reforçou Erica Oliveira.

Sobre esse aspecto, dentre os assuntos acompanhados pelo Sindicato, destaca-se também a reunião realizada na última sexta-feira (9) com representantes do PLANSERV, cujo objetivo foi esclarecer as mudanças trazidas pela Lei Estadual nº 15.034/2025. Na ocasião, os servidores puderam apresentar diversos questionamentos, muitos dos quais não foram respondidos de imediato e deverão ser esclarecidos posteriormente pelos representantes do PLANSERV.
Durante o encontro, foram apresentadas as novas regras para o cálculo da contribuição dos servidores. No entanto, não foram apresentados dados concretos sobre ações efetivas voltadas à melhoria do atendimento aos beneficiários. De forma preliminar, o diretor do PLANSERV informou a intenção de reajuste das tabelas de consultas em 2026 e a possibilidade de aumento das tabelas de procedimentos em 2027. Ficou pactuada a realização de uma nova reunião dentro de seis meses, com a apresentação das informações solicitadas e retorno sobre as melhorias anunciadas pelo coordenador geral, Luiz Eduardo.

O SINDSEMP-BA agradeceu à Superintendência de Gestão Administrativa do MPBA pela iniciativa de promover o encontro com o PLANSERV. “Reconhecemos a importância da oportunidade concedida aos servidores para esclarecer dúvidas sobre um tema que pode ser decisivo na tomada de decisões relacionadas à assistência à saúde”, pontuou a Diretora-Presidente.
Ainda dentro da agenda institucional, na noite da segunda-feira (12), o SINDSEMP-BA participou da Novena do Ministério Público do Estado da Bahia, realizada na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, atendendo a convite da Administração Superior do MPBA.

“Nossos agradecimentos aos servidores e servidoras que participaram da Noite do Ministério Público do Estado da Bahia. Independentemente de crença ou prática individual, a presença de cada um reafirma o respeito às tradições e ao sentimento de pertencimento que nos une enquanto trabalhadores que constroem diariamente o MPBA. A participação de vocês fortalece nossa caminhada coletiva, apesar dos diversos entraves ainda existentes nessa jornada de acolhimento e pertencimento dos servidores à instituição”, concluiu Erica Oliveira.
Reafirmando seu compromisso com a transparência, o diálogo e a defesa dos interesses da categoria, o SINDSEMP-BA seguirá acompanhando de forma ativa as pautas institucionais e de saúde dos servidores ao longo de 2026, estimulando a participação da base e fortalecendo a representação sindical nos espaços de debate e decisão.