Reunião alinha informações e benefícios da Jornada Positiva à integrantes do GAECO

A Diretora Jurídica do SINDSEMP-BA, Hilda Freitas, participou na manhã de quinta-feira, 19, ao lado de alguns membros do Grupo de Trabalho da Jornada Positiva, de reunião com servidores do GAECO, com o objetivo de prestar novos esclarecimentos acerca do projeto que prevê a alteração da jornada de trabalho dos servidores do MPBA. Além de informações como: regime de trabalho, gerenciamento das horas trabalhadas e início do projeto piloto, a equipe do GAECO recebeu o formulário que será aplicado aos servidores que participarão do projeto piloto.

De acordo com um dos integrantes do GT, Moisés Lobo, o projeto em escala piloto tomará por base um corte temporal de 90 dias, no intuito de levantar, por meio de dados e indicadores: a produtividade, o potencial de aumento no horário de atendimento ao público, compatibilização da jornada positiva, otimização do trabalho, entre outros. “A proposta é que sejam 6h de trabalho contínuo, com intervalo de 15 minutos para um lanche rápido, e que a jornada positiva aconteça em dois turnos, no intervalo das 07h às 13h e das 13h às 19h, como já acontece em alguns setores/órgãos da instituição”, ressaltou Moisés.

Durante a reunião, foi informado que não está previsto no projeto o cumprimento do regime de trabalho híbrido, e que o gerenciamento de horas trabalhadas será de responsabilidade das coordenações que já regulam, registram e justificam o webponto nas suas referidas unidades.

Foto: Marcos Pimentel

Importante destacar que, caso o resultado do Projeto Jornada Positiva seja acolhido pela Administração Superior do MPBA, ele não irá se sobrepor ao Teletrabalho (instrumento já em curso na instituição, publicado em ato). Afinal, segundo Lara Lacerda, também integrante do GT, quem está em regime de teletrabalho, cumpre jornada de 8h diárias, com intervalo de 1h ou 2h, conforme regulamento específico, podendo ser integral ou híbrido. “Já a Jornada Positiva propõe um novo instrumento para cumprimento da jornada de trabalho em regime de 6h, ininterrupto e presencial”, pontuou.

O projeto piloto da Jornada Positiva deve iniciar, em unidades já escaladas, em novembro deste ano, e contemplar o intervalo de 90 dias. “O setor que começar em novembro irá até o final de janeiro de 2024, e, para alguns órgãos ou unidades, é possível começar em janeiro e seguir até março do ano que vem, de modo que vamos compilar os resultados para o mês seguinte, abril de 2024”, destacou Moisés.

Também estiveram presentes os membros do GT da Jornada Positiva, os servidores Almir Izidório e Fabiana Fernandes. Representando o GAECO, participaram os servidores Antônio Carlos, Aparecida, Elissandra, Maurício e Walquírio.

Notícias Relacionadas