REAJUSTE DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

Na tarde desta segunda-feira, 09 de maio de 2022, o SINDSEMP-BA protocolou pedido reiterando a ATUALIZAÇÃO DO VALOR DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO. No pedido, foi reforçado a necessidade de se aplicar o mais rápido possível a atualização uma vez que a cada mês a inflação consome o poder de compra dos servidores.

Foi reforçado que o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios e Defensoria Pública, todos da Bahia, já gozam da atualização dos seus auxílios alimentação, restando apenas o Ministério Público. O valor do auxílio encontra-se defasado desde outubro de 2019, data da última correção.

No pedido, o SINDSEMP-BA apresentou a tabela do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, que é o índice mais apropriado para medir o poder de compra do brasileiro, uma vez que busca o impacto dos produtos nas famílias que ganham de 1 a 6 salários mínimos, realidade de mais de 80% dos servidores do Ministério Público do Estado da Bahia.

O referido índice está acumulado, de outubro de 2019 a março de 2022, em 20,83%. Aplicando este percentual no valor do auxílio atual teríamos uma correção de R$ 270,79. O sindicato pede que esta correção seja retroativa a Abril de 2022.