Nota de Repúdio!

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (SINDSEMP-BA) manifesta veementemente seu repúdio às recentes declarações do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, proferidas em entrevista à Rádio Metrópole. Tais declarações, que desconsideram e desrespeitam os servidores públicos, revelam uma perspectiva limitada e autoritária sobre a administração pública.

Na ocasião, Rui Costa apontou para uma suposta “tendência à inércia” no serviço público, sugerindo a necessidade de uma abordagem mais enérgica, como “dar calor”, “fungar no cangote” e “pisar no calcanhar”. Estas últimas expressões, inclusive, podem ser interpretadas como formas de assédio moral. Ademais, ao utilizar ditos populares como “a vida é como ela é” e “farinha pouco, meu pirão primeiro”, Costa insinua, possivelmente, seu descabido aumento salarial durante seu mandato, priorizando seus próprios interesses, ao mesmo tempo em que o estado enfrentava (e continua enfrentando) graves desafios de insegurança pública e violência, além de carência de investimentos em educação e saúde.

A indiferença e a falta de compromisso de Rui Costa, especialmente ao negligenciar a leitura de uma portaria controversa que afeta a educação na Bahia, são preocupantes. Como servidor público e nativo baiano, é surpreendente que ele admita não ter lido tal portaria que institui a aprovação automática nas escolas estaduais, e ainda, em sequência, anuncie a construção de escolas federais no estado. Isso suscita questionamentos sobre se tal atitude reflete a proatividade esperada de um ministro ou se ele está projetando sua própria postura ao avaliar o serviço público de forma generalizada.

Desde 2015, os servidores baianos não receberam reajustes salariais, acarretando uma diminuição significativa de mais de 60% no poder aquisitivo. Paralelamente, observa-se um aumento da violência no estado durante sua gestão.

Contraditoriamente, Rui Costa, cujo progresso acadêmico e profissional foi construído sobre o alicerce do serviço público, hoje menospreza esses mesmos servidores. Sua formação incluiu estudos na escola Luiz Tarquínio e um curso de instrumentação industrial na Escola Técnica Federal da Bahia (atual IFBA), culminando com uma graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Essa trajetória foi possibilitada pelo empenho incansável dos servidores públicos da educação.

As ações de Rui Costa, tanto como governador quanto como Ministro, demonstram desvalorização e danos ao serviço público e seus funcionários. O menosprezo e desrespeito para com os servidores são evidenciados pelo descaso com os desafios enfrentados por estes trabalhadores e pela ausência de empatia.

As falas do Ministro são ofensivas e revelam sua inabilidade em reconhecer e valorizar o trabalho fundamental realizado pelos servidores públicos. Estas declarações abalam a moral dos trabalhadores e contribuem para a degradação da qualidade dos serviços públicos.

O SINDSEMP-BA exige um pedido formal de desculpas de Rui Costa e insta o Governo Federal a adotar medidas efetivas para remediar os prejuízos causados por suas políticas prejudiciais. Priorizar o respeito e a valorização dos servidores públicos é fundamental para a eficácia e qualidade dos serviços prestados à população.

Permaneceremos vigilantes e ativos na defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores do setor público, repudiando quaisquer tentativas de degradação e desvalorização de seu trabalho imprescindível.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (SINDSEMP-BA)

Notícias Relacionadas