Municípios do Centro Norte da Bahia recebem projeto “Caravanas SINDSEMP-BA”

O SINDSEMP-BA concluiu mais uma etapa do seu projeto “Caravanas SINDSEMP-BA”, desta vez na região Centro Norte do estado. Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, a Diretoria Executiva da entidade visitou nove municípios, promovendo um diálogo direto com servidores para ouvir suas demandas e fortalecer a representatividade da categoria.
Durante cinco dias, a equipe passou por Itaberaba, Ruy Barbosa, Canarana, Barra do Mendes, Irecê, Xique-Xique, Morro do Chapéu, Jacobina e Capim Grosso. A iniciativa, que é fundamental para a comunicação entre o sindicato e sua base, reuniu um total de 42 servidores, filiados ou não, em encontros abertos em cada cidade.
Para o servidor da Promotoria de Justiça Regional de Jacobina, Gleison Nunes, a reunião foi agradável e contou com a cordialidade de todos que estavam participando. “A necessidade de interlocução entre as regionais e o sindicato é uma oportunidade de externar demandas locais, mas que ao mesmo tempo, abrangem o MP como um todo pra diretoria que está hoje à frente do sindicato”, pontua. “Houve concordâncias, discordâncias, o sindicato conseguiu esclarecer determinados pontos que eram necessários sobre o PCCS, questões que foram levantadas sobre situações de assédio, de saúde mental, como é que isso vem acontecendo no MP e a atuação do próprio sindicato”, completa.
Nas reuniões, a diretoria apresentou as ações em andamento, esclareceu dúvidas e coletou informações sobre as condições de trabalho e necessidades regionais. Entre os temas mais discutidos, destacam-se o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a Jornada Positiva, além de questões sobre saúde mental, auxílio-saúde e auxílio-alimentação. “Tivemos a oportunidade de agradecer pessoalmente o esforço que foi desprendido por parte do sindicato na aprovação do nosso PCCS, e hoje o sindicato pode ouvir também nossas demandas, o que foi muito legal”, destaca a servidora da PJR de Irecê, Jacqueline Bastos. “Que a gente continue sempre nessa luta em prol de melhorias pra nossa classe”, finaliza.
Ao final de cada etapa, um relatório detalhado é elaborado com as principais demandas e sugestões levantadas pelos servidores. Esse documento é então encaminhado à Superintendência de Gestão Administrativa e à Corregedoria Administrativa do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) para análise e possíveis providências.
O projeto “Caravanas SINDSEMP-BA” tem como objetivo percorrer, ao longo da gestão, todas as promotorias regionais e algumas vinculadas, adaptando-se às diversas realidades do estado. A alta participação dos servidores na etapa Centro Norte foi vista como um sucesso, reafirmando o compromisso do SINDSEMP-BA em dar voz a todos os membros da categoria.
Confira abaixo alguns dos principais registros:


Reunião na Promotoria de Justiça de Itaberaba. Foto: Divulgação / ASCOM


Reunião na Promotoria de Justiça de Ruy Barbosa. Foto: Divulgação / ASCOM


Reunião na Promotoria de Justiça de Canarana. Foto: Divulgação / ASCOM


Reunião na Promotoria de Justiça de Barra do Mendes. Foto: Divulgação / ASCOM


Reunião na Promotoria de Justiça de Irecê. Foto: Divulgação / ASCOM



Reunião na Promotoria de Justiça de Xique-Xique. Foto: Divulgação / ASCOM


Reunião na Promotoria de Justiça de Morro do Chapéu. Foto: Divulgação / ASCOM


Reunião na Promotoria de Justiça de Jacobina. Foto: Divulgação / ASCOM


Reunião na Promotoria de Justiça de Capim Grosso. Foto: Divulgação / ASCOM