SINDSEMP-BA PARTICIPA DO ATO DO DOIS DE JULHO 2023

O SINDSEMP-BA marcou presença no Cortejo do 2 de Julho, participando de um Ato Público Unificado ao lado de diversas outras entidades representativas dos servidores públicos do Estado da Bahia. Esse evento foi resultado de uma deliberação da Plenária Estadual dos Trabalhadores Públicos Estaduais, que reuniu forças em uma série de ações contrárias à política de arrocho salarial promovida pelo Governo do Estado.

Sob o slogan “4% Não dá! Jerônimo, bora negociar?”, centenas de servidores seguiram pelas ruas da Lapinha, Barbalho e Pelourinho, utilizando frases de impacto, faixas, cartazes e outros recursos visuais para expressar sua insatisfação.

O movimento ganhou cobertura da imprensa e deu mais um passo rumo à unificação das categorias, com o objetivo de construir uma ampla frente de servidores públicos em defesa do serviço público e de suas carreiras nos órgãos estaduais.

Rondineli Caldas, Diretor Presidente do SINDSEMP-BA, destacou a relevância do ato no contexto da data histórica do 2 de Julho, marcada pela independência do povo brasileiro e baiano. Para ele, a mobilização simboliza um despertar dos servidores públicos, que não aceitarão mais passivamente os anos de arrocho salarial. Caldas ressaltou as perdas acumuladas, que já chegam a 50%, e enfatizou que o movimento é um passo importante para fortalecer a união das categorias e gerar impacto nas negociações.

Kleber Rosa, Coordenador Geral da FETRAB, ressaltou que o governador também é um servidor público de carreira e destacou a importância do diálogo para valorizar o funcionalismo público e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Raimundo Nonato, Diretor de Comunicação do SINDSEMP-BA, considerou o ato uma vitória, enfatizando que a união dos servidores em prol da valorização e do serviço público é o resultado final. Ele ressaltou a importância de dar continuidade ao movimento e ampliar sua abrangência. Flávio Penedo, Diretor do sindicato, destacou a coesão entre os diversos setores públicos na campanha de recuperação salarial, fortalecendo suas justas reivindicações. Já Almir Izidorio, também Diretor, concluiu afirmando que o evento do 2 de Julho foi uma excelente oportunidade para a Plenária/Frente Unificada do Serviço Público da Bahia expor à população a desvalorização salarial dos servidores do estado e pressionar o governador a negociar e dialogar com os sindicatos.

O próximo passo do Movimento Unificado é a realização do Seminário Estadual do Serviço Público Baiano, previsto para o final do mês de julho de 2023. O seminário proporcionará uma oportunidade de ampliar ainda mais a frente do serviço público, que já conta com a participação de mais de 20 entidades representativas dos servidores públicos do Estado da Bahia.