Solenidade de Posse do novo Procurador-Geral de Justiça conta com a participação efetiva do SINDSEMP-BA e diversos servidores

Foto: ASCOM/SINDSEMP-BA

A Diretoria Executiva do SINDSEMP-BA marcou presença na Solenidade de Posse do Dr. Pedro Maia como Procurador-Geral de Justiça, que aconteceu na sexta-feira, 01, no auditório da sede do Ministério Público da Bahia, no CAB. Além do sindicato, membros e servidores da Instituição, autoridades de todos os entes federativos, do MP brasileiro, profissionais de imprensa e público em geral estiveram presentes no evento que entrou para a história, reunindo cerca de mil pessoas no local, e sendo transmitido ao vivo pelo Youtube.

Da esquerda para a direita: a Diretora Jurídica, Hilda Freitas; a Diretora-Presidente, Erica Oliveira; o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Pedro Maia; e o Diretor de Política e Mobilização, Marcos Pimentel. Foto: ASCOM/SINDSEMP-BA

De acordo com a Diretora-Presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira, o momento representou uma oportunidade para reflexão sobre as conquistas passadas e visualização de aspirações futuras, fortalecendo os laços entre os servidores dedicados e comprometidos, além de ser uma ocasião para reconhecer o trabalho desenvolvido na gestão anterior. “Queremos aproveitar para expressar nossa profunda gratidão à Dra. Norma Cavalcante por seu mandato exemplar, repleto de avanços notáveis e uma dedicação incansável ao MPBA. Durante sua gestão, enfrentamos e superamos desafios significativos, mesmo em meio à pandemia.” destacou.

A Diretoria Executiva do SINDSEMP-BA marcou presença no evento. Da esquerda para a direita: a Diretora Jurídica, Hilda Freitas; a Diretora de Finanças, Carolina Estevam; o Diretor de Política e Mobilização, Marcos Pimentel; a Diretora-Presidente, Erica Oliveira; e o Diretor de Comunicação, Silvio Góis. Foto: ASCOM/SINDSEMP-BA

Entre as conquistas citadas pela ex-PGJ, Dra. Norma Cavalcante, em seu discurso, estão a construção de novas sedes, todas promotorias em funcionamento com pelo menos um servidor (em 2020, havia 147 sem servidor), aumento do quadro funcional, incremento real do orçamento, adoção de ciência de dados e controle de fluxos na gestão financeira, patrimonial e orçamentária reconhecida pelos órgãos fiscais. “Entrego o Ministério Público da Bahia pacificado, altivo, pronto para avançar mais. Estamos 100% digital, com gestão transparente e fiel a critérios legais e objetivos”, destacou Dra Norma.

Dra Norma Cavalcante em seu discurso. Foto: ASCOM/SINDSEMP-BA

Após cinco eleições como o mais votado pela categoria, desde o pleito de 2016, o promotor de Justiça Pedro Maia ficará à frente do Ministério Público baiano nos próximos dois anos, no período de 2024 a 2026, e ressaltou que sua gestão será marcada por uma absoluta dedicação a três importantes eixos transversais: Segurança Pública, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade. “Sobre o primeiro eixo, darei prioridade a um enfoque estratégico na prevenção e repressão ao crime organizado e que o MP colocará a vítima de crimes em primeiro plano. No segundo, será desenvolvido um programa estratégico para impulsionar políticas públicas destinadas a elevar os indicadores sociais na Bahia, priorizando educação, saúde, direitos humanos e Infância e juventude. Quanto ao terceiro, nos próximos dias o MPBA fará a adesão à Agenda 2030 da Nações Unidas”, pontuou.

Vale destacar que Dr. Pedro Maia citou, em seu discurso, uma saudação importante a todos os servidores públicos do MPBA, na pessoa da Diretora-Presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira. “Estamos diante do início de uma gestão pautada por um diálogo aberto e colaborativo, que é essencial para impulsionar as pautas relevantes para nossa categoria e para a sociedade, então desejamos muito sucesso ao novo Procurador-Geral de Justiça em sua gestão e acreditamos em uma relação muito boa de parceria em prol de todos os servidores públicos do MPBA”, disse Erica.

Confira mais registros da participação do SINDSEMP-BA no evento: