Sindsempba Participa de Encontro Ampliado para Discutir Situação do Planserv

Na tarde de segunda-feira, 07 de agosto, a sede do Ministério Público do Estado da Bahia, localizada em Nazaré, foi palco de um encontro de grande relevância. A Promotora de Justiça especializada em Improbidade Administrativa e Moralidade, Dra. Rita Tourinho, juntamente com a Gestora do Planserv, Socorro Brito, e representantes da Procuradoria Geral do Estado – PGE, lideraram uma reunião que contou com a presença de diversas lideranças sindicais representando os 500 mil usuários do Planserv. O objetivo central foi abordar a situação atual do Planserv, o Plano de Saúde destinado aos Servidores do Estado da Bahia.

No encontro, as vozes sindicais foram uníssonas ao apontar a escassez de assistência proporcionada pelo Planserv no interior do Estado e Capital. Um problema evidenciado foi a diminuição de clínicas e hospitais conveniados, forçando os servidores a se deslocarem de suas cidades para a capital baiana em busca de atendimento. Vale ressaltar que essa dificuldade não se limita apenas aos municípios menores, alcançando também os centros urbanos de maior porte no interior. De forma preocupante, os desafios que antes eram comuns no interior agora afetam os próprios servidores da capital, onde até mesmo o acesso a cuidados de emergência se tornou problemático.

Em resposta, a administração do Planserv declarou que estão empenhados em aprimorar o atendimento e expandir a rede de profissionais e instituições conveniadas. A Dra. Rita Tourinho, Promotora de Justiça, anunciou que pretende direcionar questionamentos técnicos à gestão do Planserv, estabelecendo a data de 18 de setembro para um próximo encontro de avaliação.

O Deputado Estadual Hilton Coelho se colocou à disposição para facilitar a organização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Enquanto isso, o Diretor do Sindsempba, Nonato Melo, frisou a relevância do Planserv no contexto dos funcionários públicos, fato corroborado pelos outros representantes de entidades sindicais. Uma iniciativa que merece destaque é a criação de um grupo com a campanha SOS Planserv, ressaltando a urgência do cenário.

Ao longo da reunião, ficou evidente que a inadimplência não é um problema no âmbito do Planserv, o corte de aporte do Governo do Estado, que reduziu de 4% para 2%, bem como o congelamento da reposição inflacionária dos servidores públicos do Estado da Bahia gerou problema de caixa no plano. Como foi frisado pela Gestora do plano quando mencionou que a expectativa da inflação dos serviços de saúde para o ano de 2023 é de 15%. A Conta não fecha.

Contudo, uma maior transparência nas relações com os usuários foi considerada essencial. O Sindsempba assegurou seu compromisso em acompanhar de perto esse debate crucial, que afeta todos os servidores públicos e, em particular, o Ministério Público da Bahia.

Diretoria Executiva do Sindsempba.  Gestão 2020/2023.

Filie-se!!! Juntos somos imbatíveis!!!