SINDSEMP-BA participa do Dia Nacional de Mobilização por Saúde Mental no Ministério Público

Atendendo à convocação da FENAMP e da ANSEMP, o SINDSEMP-BA realizou nesta terça-feira, 23 de setembro, uma série de ações no âmbito do Dia Nacional de Mobilização por Saúde Mental no Ministério Público Brasileiro. A iniciativa ocorre justamente no momento em que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) avalia a homologação da resolução que estabelece diretrizes para as Comissões de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental, ampliando sua atuação no combate à violência, aos assédios sexual e moral e à discriminação dentro do MP.

Pela manhã, a diretoria percorreu diversos setores no CAB, distribuindo adesivos e dialogando com os servidores sobre os principais aspectos da resolução e sua importância para garantir mais proteção e equilíbrio no ambiente de trabalho.

No turno da tarde, a mobilização continuou na sede de Nazaré, com novas visitas a setores, reforçando o debate e convidando a categoria a permanecer atenta e mobilizada para que políticas de atenção à saúde mental sejam plenamente implementadas na instituição.

Durante as conversas, foram compartilhados relatos que exigem atenção do sindicato, desde práticas consideradas excessivamente policialescas por parte da Administração até episódios de assédio relatados e testemunhados por servidores. Esses relatos reforçam a urgência da implementação integral das Resoluções do CNMP no MPBA, como forma de prevenir e inibir tais práticas.

O SINDSEMP-BA também destacou que, nos próximos dias, serão recebidos os resultados da pesquisa promovida pelo sindicato sobre os Fatores Psicossociais no ambiente de trabalho do MPBA, que trará subsídios técnicos para avançarmos na luta pela implantação de ações de enfrentamento e consequente melhoria das condições de trabalho.

Ainda durante as visitas, foi reforçado o convite aos servidores para participar da celebração dos 17 anos do SINDSEMP-BA, que acontecerá na manhã do dia 03 de outubro, no Salão Nobre/CAB. O evento contará com uma programação especial, tendo como destaque a palestra “Por trás do cargo, o humano: Saúde Mental no Cotidiano Institucional”, ministrada pela psicóloga Lidiane dos Santos, com emissão de certificado pelo CEAF para os(as) participantes presenciais, além do lançamento da nova camisa da Campanha do SINDSEMP-BA em prol da Saúde Mental e da Jornada Positiva. A comemoração também terá música ao vivo (voz e violão), coffee break e sorteio de brindes.

Pela manhã, os diretores estiveram no CAB, e à tarde na sede, em Nazaré. O servidor filiado ao SINDSEMP-BA e lotado em Feira de Santana, Gerson Almeida, coordenador jurídico na FENAMP, também participou da mobilização. ????

O SINDSEMP-BA reafirma que a saúde mental seguirá na pauta central do plano de lutas da entidade e que a mobilização da categoria será fundamental para cobrar da Administração medidas concretas que assegurem um ambiente de trabalho mais saudável, seguro, humano e inclusivo, onde cada servidor se sinta respeitado e pertencente à instituição.

Confira abaixo alguns registros da mobilização.

Posts Similares