SINDSEMP-BA celebra o Dia Internacional da Mulher

É com muita satisfação que o SINDSEMP-BA parabeniza a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada em 08 de março pela ONU, em 1975, após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (em virtude da greve das russas). O momento também foi associado ao mês de março, a partir de então, após o incêndio em Nova York, ocorrido no dia 25, que vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres.

A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, a partir de uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.

É importante frisar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa. A mobilização política de mulheres trabalhadoras contra a desigualdade de gênero, no âmbito profissional, marca uma das grandes influências para a oficialização do dia 08.

Uma data que rememora a luta histórica das mulheres para garantirem as suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data era associada à reivindicação por igualdade salarial, entretanto, atualmente, simboliza a luta das mulheres contra todas as formas de desigualdades e violências.

Ressaltamos que o Dia Internacional da Mulher só existe, enquanto data comemorativa, pelo resultado da luta incessante das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo dos séculos, nos traz um momento de reflexão e de luta. A construção desse marco está atrelada a uma sucessão de acontecimentos.

Nós do SINDSEMP-BA, reconhecemos e parabenizamos a todas as mulheres por essa data repleta de lutas, conquistas e significados. Nós valorizamos o serviço público prestado por todas as Servidoras e, também, reconhecemos todos os seus esforços durante a caminhada de luta desde a gênese do MPBA.

Claramente, sempre com o compromisso de lutar diariamente para garantir “a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.” E assim, garantir o direito da população geral, sempre com eficiência nas mais diversas áreas de ofício e do conhecimento.

Pela data e pelo excelente papel desempenhado no MPBA por todos esses anos e pelos anos vindouros, o SINDSEMP-BA rende a presente homenagem para todas as Mulheres.