SINDSEMP-BA amplia esforços em resposta à nova gestão do MPBA

Salvador, Bahia — Com a posse do Dr. Pedro Maia como novo Procurador-Geral de Justiça e a formação de seu gabinete no Ministério Público da Bahia (MPBA), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Bahia (SINDSEMP-BA) intensificou suas ações para impulsionar melhorias nas condições de trabalho dos servidores. As reuniões realizadas na segunda-feira, dia 4, pelos representantes do sindicato são reflexos do seu comprometimento contínuo com o bem-estar dos servidores.

O SINDSEMP-BA participou da solenidade de posse dos novos servidores. Foto: Divulgação/SINDSEMP-BA

Uma das atividades em que a Diretoria Executiva do SINDSEMP-BA marcou presença foi a cerimônia de posse de 14 novos assistentes técnicos administrativos e um analista técnico especializado em contabilidade, ocorrida no Ministério Público Estadual. Os novos servidores foram designados para atuar em diversos municípios, incluindo Salvador, Remanso, Paripiranga, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Candeias, São Francisco do Conde, Porto Seguro, Ibirapuã, Prado e Palmas de Monte Alto.

Além disso, a gestão do sindicato realizou uma reunião com Dr. Fabrício Patury, o novo Chefe de Gabinete e André Ribeiro, Superintendente, representando um marco importante do dia. Durante o encontro, a diretoria do SINDSEMP-BA propôs a atualização dos valores do auxílio alimentação, e tanto Dr. Patury quanto Ribeiro demonstraram apoio à iniciativa, comprometendo-se a analisar e responder brevemente à solicitação.

Registro da entrega do requerimento atualização dos valores do auxílio alimentação. Da esquerda para a direita: o superintendente André Ribeiro; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Dr. Fabrício Patury; a Diretora-Presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira; e a Diretora Jurídica, Hilda Freitas. Foto: Divulgação/SINDSEMP-BA

A equipe do sindicato também teve um encontro produtivo com o ex-Procurador-Geral de Justiça, Dr. Márcio Fahel, que agora lidera o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). A reunião serviu para discutir as recentes mudanças no processo de avaliação de desempenho, visando esclarecer eventuais dúvidas e alinhar expectativas sobre as novas políticas em implementação.

Da esquerda para a direita: o Diretor de Comunicação, Silvio Góis; a Diretora de Finanças, Carolina Estevam; o ex-Procurador-Geral de Justiça, Dr. Márcio Fahel, que agora lidera o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) Márcio Fahel; a Diretora-Presidente do sindicato, Erica Oliveira; e o Diretor de Política e Mobilização, Marcos Pimentel. Foto: Divulgação/SINDSEMP-BA

Uma discussão crucial ocorreu com Andrea Filgueiras, responsável pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Pessoal (CPDP). O foco foi sobre a lista de servidores aptos para promoção e progressão, que enfrentou atrasos devido à reestruturação do setor. Foi informado que a lista está em fase final de elaboração e será publicada em breve.

Adicionalmente, o SINDSEMP-BA encaminhou um novo requerimento, que trata sobre o reajuste do auxílio saúde, almejando alinhar os valores aos padrões de mercado para garantir melhor qualidade de vida aos servidores. Esse assunto também fez parte do diálogo com Dr. Patury e Ribeiro.

Vale destacar uma recente conquista dos servidores: a liminar concedida no dia 29 de fevereiro, em resposta ao requerimento encaminhado pelo SINDSEMP-BA que trata da reincorporação do período suspenso durante a pandemia e garante aos servidores a utilização de suas licenças, contabilizando esse período tão importante para seus direitos e benefícios.

De acordo com a Diretora-Presidente do sindicato, Erica Oliveira, a liminar representa um passo significativo rumo à efetivação dessa conquista tão aguardada. “Estamos acompanhando de perto o julgamento do mérito, ansiosos pela comemoração efetiva dessa vitória que representa não apenas um ganho pessoal para cada servidor, mas também um avanço coletivo na defesa dos direitos dos servidores”, ressaltou.

Estas ações destacam o papel ativo e engajado do SINDSEMP-BA diante da nova gestão do MPBA, sublinhando seu papel essencial na promoção da valorização dos servidores e no fortalecimento do diálogo entre Sindicato e Administração.