Mais de 50 servidores filiados e não-filiados participam de reuniões da primeira etapa do projeto Caravanas SINDSEMP-BA

Nove cidades, cinco dias de viagem e mais de 50 servidores, filiados e não-filiados, atendidos na primeira etapa do projeto Caravanas SINDSEMP-BA, que teve início na segunda-feira, 18, e foi concluída na última sexta-feira, 22. O saldo positivo do projeto inclui ainda novas filiações, sugestões de melhorias para a gestão do sindicato, e vários encaminhamentos importantes dos servidores lotados nas promotorias da região sudoeste da Bahia. Entre os principais assuntos apresentados e discutidos, destacaram-se o andamento do PCCS, da Venda da Licença-Prêmio, da Jornada Positiva, do Reembolso Saúde, do Teletrabalho, além de estratégias e ações necessárias em prol da saúde mental dos servidores.

Para o servidor da Promotoria de Jequié, Santiago Pereira Santos, poder participar de uma reunião presencial com a Diretoria Executiva do SINDSEMP-BA foi de grande importância. “A gente tem um problema, principalmente aqui no interior, de que o sindicato muitas vezes ficava focado em Salvador, na região metropolitana, e a gente aqui tinha essa carência, de ter esse contato direto com a Diretoria, e com a Caravana, podendo também acompanhar de perto as propostas da gestão, nos sentimos mais confiantes de contar com o sindicato quando precisarmos”, declarou.
O projeto Caravanas SINDSEMP-BA objetiva estreitar laços com os servidores do interior do estado, compreender suas realidades e fortalecer a representatividade sindical. Além de Jequié, também receberam a visita da primeira etapa do projeto os municípios de Ipiaú, Poções, Vitória da Conquista, Anagé, Brumado, Caetité, Guanambi e Maracás.




Uma das promotorias com o maior número de filiados, totalizando 32 filiados de um total de 38 servidores lotados na unidade, a regional de Vitória da Conquista contou com a efetiva participação dos servidores na reunião, que manifestaram suas insatisfações, dúvidas e reforçaram a acolhida que o projeto proporciona. “Pudemos debater as dificuldades que cada colega vem passando aqui na regional e nas vinculadas, e o sindicato, como sempre, com o maior cuidado conosco, ouvindo nossas demandas, trazendo novidades da capital, de tudo o que vem sendo tratado em relação ao novo PCCS e demais demandas como teletrabalho, condições de trabalho, e assim saímos dessa reunião mais fortalecidos”, pontuou o servidor de Vitória da Conquista, Rivaldo Carvalho.
Ao longo da gestão, o projeto pretende contemplar todas as promotorias regionais e algumas promotorias vinculadas, ajustando-se às distintas regiões da Bahia, como Norte, Sul, Extremo-Sul, entre outras. Cada caravana terá a duração de 05 dias, iniciando-se na segunda-feira de manhã e encerrando-se na sexta-feira à tarde.

De acordo com a Diretora-Presidente do SINDSEMP-BA, Erica Oliveira, a primeira etapa do projeto conseguiu atingir o objetivo de estabelecer uma conexão mais próxima entre o sindicato e os colegas do interior, proporcionando uma compreensão mais profunda da realidade vivenciada pelos servidores, especialmente aqueles mais distantes da Administração Superior. “Agradecemos a todos os colegas que nos receberam, a todas as trocas que nós tivemos, foi muito importante receber o feedback de todos”, destacou. “Sentimos a gratidão por essa iniciativa, como ouvimos de alguns colegas, que inclusive o sentimento foi de conforto em saber que o sindicato está mais próximo e atento às necessidades e aos anseios dos servidores, e é isso que a gente quer fazer, apoiar no máximo que a gente puder”, concluiu.
Um relatório detalhado está sendo preparado, destacando as situações identificadas em cada reunião, e em seguida, será encaminhado à Superintendência de Gestão Administrativa, ressaltando pontos que exigem atenção e/ou providências da Administração do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Em breve, será divulgado o roteiro da próxima etapa do projeto Caravanas SINDSEMP-BA, que deve acontecer no mês de julho ou agosto de 2024.
Confira abaixo mais registros dos 05 dias de Caravanas:
























