Adicional de Atividade Penosa no Semiárido Baiano: Uma Luta Sindical por Reconhecimento do Direito.

Introdução:

O adicional de atividade penosa é um direito previsto no artigo 7º, inciso XXIII, da Constituição Federal do Brasil, que visa compensar os trabalhadores que desempenham suas funções em condições de risco à saúde ou que impliquem desgaste físico acentuado. No estado da Bahia, a Lei Estadual 6.677/1994 regulamenta esse benefício, oferecendo uma oportunidade para que os servidores públicos possam receber um acréscimo em seus salários quando atuam em condições adversas. Recentemente, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (SINDSEMP-BA) protocolou um pedido ao Ministério Público da Bahia (MPBA) para que seja concedido o adicional de atividade penosa aos servidores lotados nas cidades do semiárido baiano, um movimento que ganha destaque pelo ineditismo na região. SEI Nº 19.09.02347.0023127/2023-07.

O Semiárido Baiano:

O semiárido baiano é uma região caracterizada por um clima árido e condições geográficas que tornam a vida e o trabalho mais desafiadores. Com temperaturas elevadas, baixos índices pluviométricos e escassez de recursos hídricos, essa região enfrenta dificuldades que impactam diretamente na qualidade de vida de seus habitantes. As atividades agrícolas e rurais são intensas no semiárido, e os trabalhadores que atuam nesse ambiente enfrentam condições que, muitas vezes, se enquadram nos critérios de atividade penosa.

O Exemplo do MPU:

O argumento apresentado pelo SINDSEMP-BA ganha força a partir do exemplo do Ministério Público da União (MPU), que já prevê o pagamento do adicional de atividade penosa para seus servidores que desempenham suas funções nas cidades localizadas no semiárido baiano. Isso demonstra que existe um precedente para a concessão desse benefício na região e reforça a legitimidade do pedido do sindicato.

Negociação com a Administração Superior:

Com o pedido protocolado, agora inicia-se um processo de negociação entre o SINDSEMP-BA e a Administração Superior do MPBA. Esta etapa será fundamental para analisar a viabilidade e a legalidade da concessão do adicional de atividade penosa aos servidores do semiárido baiano. Questões como a caracterização das atividades como penosas e a disponibilidade de recursos financeiros serão debatidas, com o intuito de alcançar um acordo que beneficie os servidores da região.

Impacto na Vida dos Servidores:

Caso o argumento do SINDSEMP-BA seja aceito e o adicional de atividade penosa seja concedido aos servidores lotados no semiárido baiano, isso representará um importante avanço na valorização desses profissionais. Além de proporcionar um aumento em suas remunerações, a medida reconhecerá os desafios enfrentados diariamente por aqueles que trabalham em um ambiente adverso com potenciais riscos à saúde.

Conclusão:

A luta do SINDSEMP-BA pelo adicional de atividade penosa no semiárido baiano é uma demonstração do papel importante que os sindicatos desempenham na defesa dos direitos dos trabalhadores. O pedido, embasado na legislação estadual, constituição federal e no exemplo do MPU, abre caminho para a valorização dos servidores que enfrentam condições adversas na região e pode servir como referência para futuras negociações em outras localidades do país. Resta agora aguardar o desfecho das negociações entre o sindicato e a Administração Superior do MPBA, na expectativa de que os servidores do semiárido baiano possam, em breve, contar com o reconhecimento e a compensação que merecem em contrapartida pelo árduo trabalho desempenhado.

Diretoria Executiva do Sindsempba.  Gestão 2020/2023.

Filie-se!!! Juntos somos imbatíveis!

Para ter acesso ao requerimento clique no link abaixo:

Requerimento – Clique Aqui