Encerramento da Gestão Unir para Evoluir

Eis que a Gestão 2017/2020 do SINDSEMP-BA chega ao fim… E, ao fazermos uma retrospectiva do trabalho executado durante o mandato, podemos afirmar que estamos entregando uma Entidade mais Organizada, Fortalecida e Transparente.

E tudo isso foi possível, pois a Diretoria contou com o apoio direto e indireto de inúmeros colegas e teve como foco a evolução do SINDSEMP-BA. Afinal, as gestões são transitórias, porém a Entidade precisa que a passagem de cada gestão deixe sua marca e sua contribuição nesse processo evolutivo, para que ela possa cumprir seu papel primordial, que é a defesa dos interesses da categoria.

Nesse sentido, encaminhamos um Relatório Transição de Gestão a todos os futuros Diretores, o qual versa sobre a situação das principais atividades administrativas desenvolvidas pela Diretoria Executiva, a fim de facilitar o inicio das atividades da gestão 2020/2023.

Ademais, destacamos o cumprimento de quase todas as propostas de Campanha da Gestão 2017/2020 (que pode ser melhor observado no Plano de Ação), merecendo destaque:

• Aumento da Representatividade em mais de 85%;
  • Implantação da Assembleia Virtual;
  • Suporte e Consultoria jurídica disponibilizada a todos os filiados;
  • Forte atuação no combate ao Assédio Moral e Sexual;
  • Aumento do número e da qualidade dos Convênios Firmados;
  • Implantação da Ouvidoria SINDSEMP-BA;
  • Melhoria da interlocução, através de uma comunicação fundamentada e harmônica com a categoria, com a Administração Superior e com entidades externas;
  • Visitação de todas as Regionais e algumas vinculadas, através do projeto Caravanas;
  • Realização e patrocínio de eventos culturais, sociais e esportivos;
  • Transparência das ações.

Para o alcance dessas conquistas, cumpre destacar que o trabalho sindical exige muita disciplina e compromisso, a fim de se obter resultados satisfatórios durante as negociações dos direitos e anseios da categoria.

Dessa forma, assim como é livre a associação sindical, a ocupação de cargo numa diretoria é voluntária, o que torna imprescindível o comprometimento, interesse e a participação efetiva dos Diretores em suas respectivas pastas, que devem, no mínimo, respeito àqueles que elegeram a gestão e confiaram no quanto apresentado durante a campanha eleitoral.

Em que pese esse ano não tenha ocorrido concorrência de Chapas, devemos agradecer e apoiar os colegas que colocaram seus nomes à disposição para representar toda a categoria de servidores do MPBA, sejam os nossos 755 filiados (que usufruem dos benefícios adicionais da filiação), sejam todos aqueles abrangidos por nosso Estatuto (que também usufruem das conquistas coletivas alcançadas pela Entidade).

Ahhh… Por falar em filiados, não podemos deixar de enaltecer o papel crucial deles para a manutenção e existência do SINDSEMP-BA, oportunidade em que destaco o aumento da representatividade e a maturidade da categoria como marcos importantíssimos registrados por nossa gestão. Nesse interim, podemos dizer que a chapa “Unir para Evoluir” cumpriu seu papel muito bem.

A implantação das Assembleias Virtuais, através do SICAS, também é uma conquista que essa gestão ajudou a Entidade a computar e que vai propiciar uma maior participação da categoria nas decisões e no andamento dos trabalhos, bem como no controle administrativo do SINDSEMP-BA.

Para finalizar, deixamos aqui uma mensagem de cada um dos Diretores da Gestão Unir para Evoluir:

“Encerro os trabalhos à frente do SINDSEMP-BA com a certeza de que dei o meu melhor para que a Entidade chegasse num patamar de confiança e respeito considerável. Agradeço muito todo o apoio recebido de vários colegas, que me ajudaram a enfrentar todas as dificuldades internas e externas vivenciadas durante o mandato. Tive a oportunidade de conhecer colegas incríveis, que me fizeram comprovar o quanto aquilo que eu sempre usei em meus discursos, acerca da qualificação dos servidores do MPBA é verdade. Ademais, mantenho meu compromisso com o SINDSEMP-BA, pois entendo que para conquistar aquilo que almejamos é preciso Dedicação e Ação. Afinal, a ÉTICA, assim como os RESULTADOS não se fundamentam apenas em discursos. Por fim, desejo um bom trabalho para a nova Diretoria. Afinal, as gestões passam, mas a Entidade precisa permanecer firme, respeitada e em contínuo processo evolutivo. É o que acredito!” (Erica Oliveira de Souza, diretora-presidente)

Foram muitos os desafios. Foram intensos os últimos três anos. O que resta é o aprendizado obtido, a certeza de ter contribuído para o fortalecimento do SINDSEMP-BA, e a alegria de cada conquista. O momento

é de passar o bastão para que esteja sempre altiva e revigorada a nossa entidade. É o que espero, desejando à nova gestão a resiliência necessária para tanto.” (Guilherme Uzeda Jacques, Diretor de Comunicação)

Chego ao final da gestão com o sentimento de que dei o melhor que pude de mim, não só para a entidade, mas também para todos que solicitaram algum tipo de ajuda. Neste momento de despedida resta da minha parte o sentimento de gratidão a todos que, direta ou indiretamente, como: Administração, Colegas que fizeram parte da gestão, e contribuíram para chegarmos ao sentimento do dever cumprido dentro daquilo que foi proposto. Deixo aqui o meu pedido de desculpas a todos que, consciente ou inconscientemente eu tenha causado algum tipo de ofensas ou falhado na expectativa que em mim, foi depositada. A gestão que está assumindo desejo sucesso nas batalhas que enfrentarão, força e determinação para ter êxito em todas as propostas disponibilizadas a categoria antes do pleito eleitoral. Obrigada! E Obrigada!” (Hilda Santa Rosa Freitas, Diretora Jurídica)

Aqui me despeço, com muita gratidão! Gratidão a Deus primeiramente. Gratidão pelos erros, pois são eles que nos fazem crescer. Gratidão por ter vivido e aprendido com pessoas que acreditaram, ou não, em nossa proposta de trabalho. Gratidão pela despedida, pois ela é a certeza de que podemos, em algum momento, nos reencontrar. Aqui me despeço, com muito agradecimento!!! Agradecimento a Deus primeiramente. Agradecimento aos meus colegas de trabalho e que fizeram parte da gestão 2017/2020 (Diretoria Executiva e Conselho Fiscal): Aldo, Erica, George, Gesiel, Guilherme, Hilda, João Paulo, Raimundo Nonato, Rondineli e Vitor. Agradecimento a todos os servidores e membros deste órgão ministerial. Aqui me despeço, com o pedido de desculpas, a todos aqueles que por ventura possa ter ofendido. Aqui me despeço, desejando a essa nova gestão muito sucesso. Muitas conquistas. Muita dedicação e força para continuar firme e sereno na defesa dos interesses de toda categoria.” (Lourival Alves dos Santos Filhos, Diretor Administrativo)

Para os colegas que ainda não ativaram seu cadastro no SICAS, basta acessar no link: sicas.com.br , informar o CPF e cadastrarem sua senha. Assim, estarão aptos a participar das decisões da Entidade.

#Filie-se

#Somos755