PROTOCOLADO PEDIDO PARA AUMENTO DA MARGEM DO CONSIGNADO E SUSPENSÃO POR 4 MESES DAS PARCELAS

Foi protocolado na manhã de quarta-feira, 28 de abril de 2021, requerimento junto a PGJ para suspensão dos empréstimos consignados por 04 (quatro) meses, bem como o aumento da margem consignável para 40%.

A solicitação tem como base a mudança permitida pela Lei Federal nº 14.131/2021, de 30 de março de 2021, que veio desafogar o orçamento dos servidores públicos. No caso da Bahia, esse orçamento vem sendo apertado mês após mês em, virtude de alguns fatores, tais como: 06 (seis) anos sem recomposição inflacionária, correspondendo a perdas que chegam a quase 40% (de acordo com estudo do DIEESE); represamento de promoções e progressões na carreira, que vem sendo realizadas pelos poderes públicos, como uma política pública; além de aumento na alíquota da contribuição previdenciária, suspensão do anuênio e congelamento do auxílio alimentação.

A perda do poder de compra dos servidores públicos do Estado da Bahia tem sido severa, sendo que essa política vem sendo adotada bem antes da Pandemia, acelerada no Governo do PT de Rui Costa: no Governo Wagner com o parcelamento da reposição e no governo Rui com o congelamento dos salários que já completou 06 (seis) anos.

As negociações em torno dos consignados tem sido uma das bandeiras do Sindicato, neste momento de decretação de estado de calamidade, as quais passam por: negociação de uma taxa abaixo da praticada no mercado, suspensão/carência por 04 (quatro) meses e aumento da margem consignável. O SINDSEMP-BA está buscando agenda com o Chefe de Gabinete, a fim de acelerar esse processo, que depende primeiro do MP da Bahia e posteriormente de negociação com as instituições financeiras.

Para acompanhar os debates e as ações sobre o tema consignados você pode ingressar no grupo de Whatsapp (criado exclusivamente para este assunto), solicitando ingresso ao Diretor de Comunicação no Whatsapp 71. 99294-1004.

Sindsempba – Gestão 2020/23